Planejamento estratégico de comunicação: Como traçar metas e alcançar resultados

É primordial para toda e qualquer comunicação corporativa, independente do segmento de atuação e modelo de negócio, que os gestores de uma empresa tenham  um planejamento de comunicação. Pois, são muitos os impactos de não ter um planejamento, sendo alguns deles:

  • Perda de audiência e público para empresas concorrentes;
  • Perda de credibilidade e autoridade;
  • Perda de oportunidade de criação de comunidade e engajamento;

Contudo, somente o planejamento não é o suficiente, estratégia também é necessária para que uma empresa alcance o resultado esperado.  Por isso, é importante que uma empresa tenha os seus objetivos e metas de curto, médio e longo prazo,  bem definidos.

Por que é importante definir metas?

Dentro de uma estratégia de comunicação as metas são fundamentais para guiar ações e mensurar os resultados durante o processo. No entanto, é importante entender que as metas precisam ser específicas, quantificáveis e mensuráveis.

Nesse sentido, uma metodologia que pode contribuir para que o seu objetivo de negócio seja bem direcionado e alcançado com mais eficiência, é o das Metas SMART.

Como funcionam as Metas SMART?

O método das Metas SMART consiste em 5 critérios que compõem o acrônimo SMART:

S –  Specific (específico)

M – Measurable (mensurável)

A – Achievable (alcançável)

R – Relevant (relevante)

T – Time-based (temporal)

Exemplos de metas:

  • Alcançar 10% mais clientes pelas  redes sociais no próximo trimestre.
  • Aumentar o engajamento da marca em 20% no mês X.
  • Aumentar a taxa de conversão em  X% por redes sociais até Y.

Partindo para a ação:

Com as metas bem definidas, é a hora da ação, crie um planejamento de comunicação com as estratégias que melhor se inserem no contexto das suas metas.

Um exemplo, um  e-commerce de sapatos deseja aumentar em 10% as suas vendas com o lançamento de uma nova coleção no mês de julho. Para isso, a empresa vai encaminhar um catálogo da coleção para os seus antigos clientes, e lançar uma campanha de tráfego para alcançar novos clientes.

Avaliando as metas:

Tão importante quanto saber o que deseja alcançar, é acompanhar o seu progresso em relação às suas metas. Pois é, esse acompanhamento que permite determinar o que está funcionando e o que não está funcionando na sua estratégia de comunicação.

Uma maneira de mensurar se uma ação ou conjunto de iniciativas está efetivamente funcionando, é utilizado KPIs, sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-chave de performance.

Como definir quais são os KPIs mais importantes para o seu negócio:

Escolher as principais métricas para acompanhar o progresso de uma empresa não é uma tarefa fácil, pois são, muitas as métricas disponíveis para avaliar uma ação, porém, nem todas fazem sentido para o seu objetivo. A escolha das métricas mais importantes para um negócio deve considerar o mercado em que a empresa atua e sua realidade atual.

Com o seu planejamento estratégico cumprindo todos os requisitos, de metas especificas e mensuráveis, alinhadas com o plano de ação de comunicação e o acompanhamento frequente dos resultados das ações durante o processo de comunicação, com certeza o seu negócio vai alcançar bons resultados. 

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