08 ago 2023 Planejamento estratégico de comunicação: Como traçar metas e alcançar resultados
É primordial para toda e qualquer comunicação corporativa, independente do segmento de atuação e modelo de negócio, que os gestores de uma empresa tenham um planejamento de comunicação. Pois, são muitos os impactos de não ter um planejamento, sendo alguns deles:
- Perda de audiência e público para empresas concorrentes;
- Perda de credibilidade e autoridade;
- Perda de oportunidade de criação de comunidade e engajamento;
Contudo, somente o planejamento não é o suficiente, estratégia também é necessária para que uma empresa alcance o resultado esperado. Por isso, é importante que uma empresa tenha os seus objetivos e metas de curto, médio e longo prazo, bem definidos.
Por que é importante definir metas?
Dentro de uma estratégia de comunicação as metas são fundamentais para guiar ações e mensurar os resultados durante o processo. No entanto, é importante entender que as metas precisam ser específicas, quantificáveis e mensuráveis.
Nesse sentido, uma metodologia que pode contribuir para que o seu objetivo de negócio seja bem direcionado e alcançado com mais eficiência, é o das Metas SMART.
Como funcionam as Metas SMART?
O método das Metas SMART consiste em 5 critérios que compõem o acrônimo SMART:
S – Specific (específico)
M – Measurable (mensurável)
A – Achievable (alcançável)
R – Relevant (relevante)
T – Time-based (temporal)
Exemplos de metas:
- Alcançar 10% mais clientes pelas redes sociais no próximo trimestre.
- Aumentar o engajamento da marca em 20% no mês X.
- Aumentar a taxa de conversão em X% por redes sociais até Y.
Partindo para a ação:
Com as metas bem definidas, é a hora da ação, crie um planejamento de comunicação com as estratégias que melhor se inserem no contexto das suas metas.
Um exemplo, um e-commerce de sapatos deseja aumentar em 10% as suas vendas com o lançamento de uma nova coleção no mês de julho. Para isso, a empresa vai encaminhar um catálogo da coleção para os seus antigos clientes, e lançar uma campanha de tráfego para alcançar novos clientes.
Avaliando as metas:
Tão importante quanto saber o que deseja alcançar, é acompanhar o seu progresso em relação às suas metas. Pois é, esse acompanhamento que permite determinar o que está funcionando e o que não está funcionando na sua estratégia de comunicação.
Uma maneira de mensurar se uma ação ou conjunto de iniciativas está efetivamente funcionando, é utilizado KPIs, sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-chave de performance.
Como definir quais são os KPIs mais importantes para o seu negócio:
Escolher as principais métricas para acompanhar o progresso de uma empresa não é uma tarefa fácil, pois são, muitas as métricas disponíveis para avaliar uma ação, porém, nem todas fazem sentido para o seu objetivo. A escolha das métricas mais importantes para um negócio deve considerar o mercado em que a empresa atua e sua realidade atual.
Com o seu planejamento estratégico cumprindo todos os requisitos, de metas especificas e mensuráveis, alinhadas com o plano de ação de comunicação e o acompanhamento frequente dos resultados das ações durante o processo de comunicação, com certeza o seu negócio vai alcançar bons resultados.
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