07 fev 2019 Os 8 Ps do marketing digital: por que eles devem estar em sintonia?
Qualquer pessoa que estudou marketing em algum momento da vida deve ter ouvido falar nos 4 Ps: produto, preço, praça e promoção. Eles são fundamentais para embasar uma boa estratégia tradicional, porém já não são suficientes para ações na internet. Foi pensando nisso que o especialista Conrado Adolpho criou o método chamado de 8 Ps do marketing digital, elencando 8 tópicos que devem ser seguidos sempre que uma estratégia de marketing for implementada na internet.
Com essa sintonia é possível seguir um ciclo de melhoria contínua na produção de conteúdos. A seguir, vamos explicar brevemente cada um dos 8 Ps do marketing digital. Acompanhe e confira agora mesmo!
1. Pesquisa
A pesquisa é a etapa em que se deve buscar conhecer e entender o público-alvo e as personas de um negócio. É por meio desse estudo que o estrategista terá subsídios para compreender as preferências de seus consumidores.
Para pesquisar é possível fazer enquetes na internet, entrevistas, coleta de dados em campo, entre outros vários métodos.
2. Planejamento
A etapa do planejamento deve analisar todos os dados coletados durante a pesquisa e também os objetivos da empresa. A partir disso, devem ser geradas estratégias digitais para impactar o público.
É no planejamento que se decide cada uma das táticas que serão adotadas, quais serão as metas e os recursos físicos e humanos necessários para implementá-las.
3. Produção
A produção diz respeito às plataformas que hospedarão uma campanha de marketing. Nesse caso deve-se fazer um levantamento para saber se é necessário criar um site, uma landing page, perfis nas redes sociais etc.
4. Publicação
Quando falamos em publicação nos referimos ao conteúdo que é publicado nos canais da empresa, cujo objetivo deve ser sempre aparecer no topo dos resultados do Google. Para isso, ao desenvolver um blogpost, por exemplo, deve-se adotar estratégias de SEO para otimizar o material nos mecanismos de busca.
5. Promoção
Ao promover os conteúdos é preciso levar em consideração que não se deve apenas mostrar produtos ou serviços ao público-alvo, mas materiais que sejam de valor para ele.
Uma loja de calçados, por exemplo, pode produzir um artigo ou vídeo explicando sobre como escolher o melhor tênis para caminhada em vez de só mostrar o produto.
6. Propagação
Depois de ter o conteúdo produzido e adaptado para o SEO é chegado o momento da propagação. Essa etapa das estratégias de marketing deve fazer com que mais pessoas compartilhem os materiais para que outras também tenham acesso.
Fazer pequenas chamadas ao final de um texto para que o leitor compartilhe o conteúdo em suas redes sociais pode contribuir com isso.
7. Personalização
O P da personalização parte do pressuposto de que os conteúdos não podem ser genéricos. É preciso adaptar a linguagem para o perfil do público ao qual ele é destinado.
Ainda seguindo o exemplo da loja de calçados, a linguagem para falar com um skatista que deseja escolher o melhor tênis para esse esporte não é a mesma que para um executivo que quer escolher um novo sapato social.
8. Precisão
O último P diz respeito aos resultados mensurados no decorrer de uma campanha de marketing digital. Assim, devem ser analisados quais foram os tipos de conteúdos mais visualizados no blog da empresa em determinado período e fazer outros parecidos futuramente, por exemplo.
Gostou de conhecer os 8 Ps do marketing digital? Lembre-se de que eles precisam estar sempre em sintonia para que as suas estratégias tenham resultados positivos. Para continuar aprendendo sobre o assunto leia o nosso artigo “Quer aparecer bem no Google, mas não sabe como? Nós explicamos!”
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