14 jul 2022 O que significa as Trends nas mídias sociais e como utilizá-las no meu negócio?
Se você fica muito tempo na internet, provavelmente já leu ou ouviu o termo “Trend”. Traduzida para o português, a palavra significa “tendências”. Mas traduzida para a linguagem das mídias sociais, as trends são tudo aquilo que chega ao alcance de um grande número de pessoas.
As trends também fazem parte, há muito mais tempo, do mundo da moda e beleza. Por anos, vimos a palavra ser associada a algo que estava sendo muito usado nas passarelas ou nas ruas. Nas redes sociais, a lógica é parecida, mas um pouco diferente. As trends são as danças/coreografias, dublagens, desafios, tutoriais, efeitos, músicas e tudo que está em alta nos aplicativos.
Por exemplo, um vídeo que viralizou no Reels sobre uma dublagem de uma cena de filme, é possível vê-lo várias vezes, mas em contextos diferentes. Isso significa que o áudio da cena do filme é uma trend. Assim, ele pode ser adaptado para diversas situações, por isso diversos perfis conseguem “reutilizá-lo”.
E, afinal, como utilizar as trends no meu negócio?
Primeiramente, é importante ter uma pessoa especializada em mídias digitais, que acompanha de perto o mercado e consegue visualizar de forma mais clara quais são as trends que devem ser incorporadas ao seu nicho. Afinal, não é tudo que combina com o ramo do seu negócio.
As trends podem ser usadas para uma comunicação espontânea e descontraída com seu público. Afinal, elas atraem as pessoas que estão posicionadas no topo do funil, na fase de descobrimento da jornada de compra. Dessa forma, os conteúdos são mais leves e não tão técnicos e detalhados quanto outros de meio e fundo de funil.
No entanto, esse trabalho não é tão fácil quanto parece. Veja alguns requisitos:
- Ser bastante atualizado e conhecer as trends do momento;
- Conhecer bem o público da sua empresa e o que quer conquistar;
- Abuse da criatividade! Existem vários tipos de trends, educativas, engraçadas, entre outras.
- E por último, mas não menos importante, construa um planejamento com objetivos específicos para cada publicação.
Assim, é possível adaptar as trends ao conteúdo da sua empresa e ainda prospectar novos clientes!
Precisa de ajuda para fazer as redes sociais alcançarem seu público? Entre em contato e conheça nossos especialistas.
No Comments