06 out 2017 Notícias falsas nas redes sociais: 6 cuidados que toda empresa deve ter
Você já ouviu falar em fake news, ou notícias falsas, nas redes sociais? Esse é um problema que vem sendo enfrentado por muitas organizações, que cometem o erro de compartilhar notícias de cunho duvidoso em seus canais na internet, o que pode gerar problemas na sua imagem institucional.
Para não transmitir boatos ou mentiras aos seus seguidores na internet, nós elaboramos uma lista com 6 cuidados que devem ser observados antes de compartilhar qualquer tipo de informação nas páginas do seu negócio. Afinal, você não quer a sua empresa sendo malvista pelo público, não é mesmo?
Então siga a leitura e veja as nossas dicas!
1. Pesquise antes de publicar uma informação
Se você encontrar uma informação interessante sobre o seu segmento de atuação e acha que tal notícia pode ser relevante para o seu público, deve ter o cuidado de pesquisar para saber se ela realmente é verdadeira.
Uma ideia interessante é pesquisar sobre o assunto no Google e verificar se a notícia também foi publicada por outros sites ou portais.
2. Prefira fontes confiáveis
É importante que você compartilhe somente notícias de fontes confiáveis, evitando os blogs tendenciosos ou que não tenham uma procedência de conteúdo conhecida. Portanto, sempre que for compartilhar uma notícia nas suas redes sociais, verifique também se o site que a publicou é uma fonte de credibilidade.
3. Esteja atento à URL do site
A URL ou endereço do site também é algo que deve ser observado para sabermos se uma notícia é verdadeira ou não. Alguns sites de fake news utilizam URLs similares às de grandes portais de notícias, fazendo pequenas alterações no endereço.
4. Confira a data da notícia
As datas das notícias também devem ser observadas antes de elas serem compartilhadas nas redes sociais. Isso porque é comum que notícias falsas tenham datas absurdas como se tivessem sido publicadas em um passado ou futuro muito distante.
Além disso, também pode acontecer de a notícia até ser verdadeira, mas ter sido publicada há muito tempo, de modo que o fato noticiado já tenha ocorrido.
5. Verifique se a notícia tem um autor
Geralmente, os portais de notícias verdadeiros possuem um time de jornalistas ou colunistas de áreas específicas que são os responsáveis por redigir os textos e apurar as informações publicadas.
Por isso, um requisito importante para saber se uma notícia é verdadeira ou não, é verificar se existe uma pessoa que assina a matéria ou reportagem.
6. Observe a formatação do site
Sites que publicam notícias falsas também podem apresentar determinadas características fáceis de serem identificadas.
Ao contrário dos portais com credibilidade, esse tipo de página não se preocupa com a boa usabilidade dos usuários, tendo muitas vezes uma quantidade absurda de anúncios — sendo que a maioria deles não é de empresas idôneas e sim transmissores de vírus e malwares para os computadores e dispositivos de quem os acessa.
Seguindo essas dicas e tendo esses cuidados, ficará mais fácil identificar notícias falsas nas redes sociais e assim não gerar constrangimento e nem crises de marca para a sua empresa.
Quer saber mais sobre como promover a sua empresa de maneira correta? Então baixe o nosso guia completo sobre o assunto! Certamente será muito útil para você!
No Comments