06 jun 2022 Mês do Orgulho LGBTQIA+: como as marcas podem abordar o assunto?
O Mês do Orgulho LGBTQIA+, ou Pride Month, como é conhecido mundialmente, é celebrado anualmente em junho. A data ocorre neste mês em homenagem à revolta que ocorreu no dia 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn em Nova York, nos EUA. O mês é considerado o marco do movimento de conscientização pelos direitos LGBTQIA+, que ganhou o debate público e nas ruas.
Dessa forma, todos os anos, cidades, estados, marcas, criadores de conteúdo e instituições se organizam para celebrar a diversidade por meio de eventos e ações de apoio a causa. Entretanto, algumas atitudes de empresas nos últimos anos se tornaram polêmicas, e o público mostrou o descontentamento nas redes sociais.
A maioria dos relatos são de que as marcas, durante todos os outros meses, não se posicionam a favor e nem desenvolvem ações para contribuir com a diversidade dentro do quadro de funcionários. E somente quando chega em junho, demonstram que apoiam a causa somente por meio de publicidade. Confira alguns tweets:
A marcas o ano inteiro // no mês do orgulho lgbt pic.twitter.com/SbjceCOlri
— Airoso (@Wagner_hilton) June 1, 2022
Junho, mês do orgulho LGBT
Marcas: pic.twitter.com/RJVL7bdBUT— Jonas Di Andrade (@jonasdiandrade) June 1, 2022
As marcas esse mês “bota um arco-íris numa roupa básica qualquer e diz aí que é coleção do mês do orgulho lgbt”
— 𝖏𝖊 𝖓𝖊 𝖘𝖆𝖎𝖘 𝖖𝖚𝖔𝖎 (@faelalvs_) June 1, 2022
chegou o mês de junho, mês do orgulho, estão prontos para verem as grandes marcas FINGINDO que apoiam a causa #LGBTQ ? #OrgulhoLGBT
— Alisson Muniz (@Ey_alisson) June 1, 2022
O que pode ser feito?
Além de demonstrar que a empresa apoia a causa por meio de publicidade, marketing e coleções com as cores do arco-íris, é importante que a marca se posicione e trabalhe para a diversidade. Veja algumas sugestões:
- Produza campanhas, palestras, rodas de conversa e eventos internos sobre inclusão e diversidade, a fim de diminuir o preconceito e discriminação.
- Promover igualdade de oportunidades de contratação de pessoas LGBTQIA+, incluindo pessoas transgênero e travestis.
- Preparar a equipe de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas para promover uma rede de acolhimento, com treinamentos para todas as equipes com o objetivo de sensibilizar e educar para o respeito.
- Caso optem por criar coleções especiais, arrecadar fundos para ajudar instituições, organizações e ONGs LGBTQIA+.
- Planejar os produtos, serviços e atendimento aos clientes em respeito aos direitos LGBTQIA+.
- Acompanhe a evolução e dialogue.
- Promover o discurso de apoio à causa não somente no mês de junho, mas o ano todo.
Planeja e execute essas ações com tudo documentado, monitorando o andamento dessa nova jornada. É preciso que toda a empresa esteja com o mesmo objetivo de reduzir o preconceito e promover a inclusão de todos. Ouça, converse, abra canais em que as pessoas possam se expressar sem serem julgadas. Isso trará um grande aprendizado e permitirá corrigir rotas e abordagens.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira este E-book Guia de Linguagem Inclusiva.
Precisa de apoio ou orientação sobre Comunicação Empresarial? Entre em contato e vamos conversar!
No Comments