10 mar 2022 Melhore o seu marketing de conteúdo produzindo um podcast!
O que é um Podcast? A palavra “Podcast” surgiu da junção das palavras “Ipod” (dispositivo de reprodução de áudio da marca Apple) + “Broadcast” (transmissão em inglês), ou seja, transmissão via áudio. O podcast tem como características ser mais acessível ao público, além de permitir uma experiência mais dinâmica. A mídia não exige leitura ou acompanhamento de imagem em tela. E por se tratar de um conteúdo em áudio, permite que outras atividades sejam executadas simultaneamente.
Analistas afirmam que até 2023, as receitas de marketing com podcast nos Estados Unidos chegarão a bilhões de dólares. Por isso, trouxemos dados sobre o perfil e comportamento do ouvinte brasileiro, para que você planeje e utilize essa importante ferramenta ao seu favor.
Entenda o comportamento do ouvinte brasileiro
Antes de falar como essa importante mídia pode contribuir para o seu negócio, é necessário conhecer alguns números que comprovam ainda mais o seu potencial. No Brasil, o podcast tem ganhado cada vez mais força, sendo que na pandemia ocorreu o maior crescimento do número de espectadores desse tipo de conteúdo, de acordo com estudos, 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante a pandemia. Vale ressaltar que os brasileiros ouvintes de podcast tem como hábito escultar os seus programas e episódios favoritos. Segundo dados de pesquisa da Globo, em parceria com o Ibope, o brasileiro ouve podcast enquanto:
48% dos brasileiros ouvem podcast durante a realização de atividades domesticas;
38% enquanto navegam na internet;
25% aproveitam o momento antes de dormir;
24% colocam os fones durante o trabalho ou estudo (sendo que a mesma porcentagem o faz durante o caminho entre casa e trabalho ou casa e estudo);
20% escultam durante a realização de atividades físicas;
18% tem o hábito de ouvir enquanto realizam uma rotina de auto cuidado;
A pesquisa realizada pela Globo, em conjunto com o IBOPE, também traz dados sobre a frequência de consumo dos podcasts. De acordo com a pesquisa, 43% dos entrevistados têm o hábito de ouvir podcasts de uma a três vezes na semana, tendo em vista que 16% escutam todos os dias. Além disso, 25% costumam ouvir um montante de uma a duas horas por dia.
Também é importante destacar que 66% dos ouvintes escutam um mesmo podcast com frequência por terem muito interesse no assunto abordado. Além disso, 64% deles destacam que a linguagem simples e informal os faz terem vontade de acompanhar o modelo. O estudo também aponta que 46% acompanham porque veem credibilidade em quem produz o programa e 38% se identificam com criadores e apresentadores. O Brasil é o 5º pais no ranking mundial de crescimento na produção de podcasts.
Como estratégia de marketing:
- O seu Podcast pode ser publicado em diversas plataformas, ficando disponível para milhares de potenciais ouvinte gratuitamente, de forma a aumentar sua audiência organicamente.
- Defina um formato, existem muitos tipos de podcast no mercado, entre eles: storytelling, mesa redonda e jornalísticos informativos.
- Em determinados segmentos e nichos de mercado, o podcast pode posicionar a sua empresa como inovadora, ao utilizar um espaço que ainda é novidade para muitos.
- Crie um conteúdo multimídia, existem diversos ambiente na internet, cada um com a sua linguagem própria. Então saiba falar do mesmo assunto em diferentes locais.
- Além disso, a voz traz mais intimidade e conexão com leitores. Outros elementos sonoros também podem provocar interatividade e diversão, aumentando o engajamento do público.
- Tenha um roteiro, o seu podcast pode e deve ser produzido de uma forma livre. Porém o seu conteúdo precisa ter começo, meio e fim. Nesse sentido, é importante seguir uma ordem de apresentação e discussão dos temas e informações.
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