20 out 2017 Media Training: 3 vantagens para as diretrizes de comunicação da sua empresa
Você já reparou que, durante uma entrevista, os melhores porta-vozes de empresas parecem ter as respostas preparadas quando os jornalistas fazem uma pergunta? Eles também conseguem manter a serenidade durante uma coletiva, mesmo em momentos de crise. Tudo isso é resultado de uma boa estratégia de assessoria de imprensa conhecida como media training.
Quer entender o que é media training, como é feito o treinamento de representantes da organização que terão contato com a mídia e quais são as principais vantagens desse tipo de capacitação? Continue a leitura e tire suas dúvidas!
O que é media training?
Media training é um treinamento voltado aos colaboradores da empresa — incluindo diretores e o próprio CEO — que terão o papel de porta-voz da organização diante da mídia em geral. A ideia é que eles estejam preparados para interagir em entrevistas, apresentações de lançamento de produtos, almoços de negócios e outras situações em que as habilidades de comunicação são tão importantes.
Além disso, o media training é um importante aliado para ensinar o profissional a se portar em momentos de crise e não prejudicar a imagem da marca com suas declarações.
Em que consiste o treinamento?
Em geral, um media training consiste em duas partes: uma teórica e uma prática.
Na parte teórica, a pessoa selecionada para ser o porta-voz da empresa vai aprender conceitos relacionados a assessoria e diversas estratégias de comunicação, além de noções de comportamento e expressão corporal.
Em seguida, o instrutor — em geral um jornalista com bastante experiência — fará testes para simular uma entrevista ou situação similar. O treinando deve colocar o conhecimento que aprendeu em prática e o treinador deve dar a sua avaliação, explicando quais foram os pontos fortes e em que aspectos é preciso melhorar.
Podem ser necessárias algumas sessões para deixar o porta-voz realmente preparado. Isso irá variar de pessoa para pessoa.
Quais são as principais vantagens do media training?
Facilidade de articulação
O primeiro benefício é para o próprio profissional, que aprimora as suas capacidades de se comunicar e transmitir ideias com clareza. Essa facilidade de articulação faz a pessoa se sentir mais segura, o que também a ajuda a se relacionar com família, amigos e colegas de trabalho, além de lidar com a pressão de falar em público.
Mais credibilidade para a empresa
Quando os veículos de comunicação percebem que o porta-voz se comunica bem, fornece informações relevantes e dá respostas inteligentes, as chances de ele ser chamado para mais entrevistas ou reportagens aumenta. Assim, a empresa ganha mais notoriedade e passa mais credibilidade por meio de um profissional bem preparado.
Melhor relacionamento com o público
Conforme as participações na mídia forem se tornando mais frequentes, mais a audiência vai conhecer os valores do negócio e o que ele tem a oferecer. Essa também é uma forma de relacionamento, sendo que a mídia funciona como ponte entre a empresa e o seu público.
Percebeu como o media training é essencial para organizações que se preocupam com sua imagem e desejam melhorar a sua assessoria de imprensa? Então entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você a desenvolver sua comunicação empresarial!
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