25 nov 2016 Marketing Jurídico: saiba o que é e como ele irá te ajudar!
Muitas vezes, quando pensamos em marketing, imaginamos estratégias que envolvem grande investimento de recursos financeiros e campanhas midiáticas.
Porém, muitas ferramentas que o marketing oferece podem ser usadas de forma muito mais simples e eficiente, ajudando você a construir uma marca sólida e bem estabelecida no mercado.
No post de hoje, aprenda como o Marketing Jurídico pode te ajudar no fortalecimento de sua marca e na sua relação com os clientes:
Afinal, o que é Marketing Jurídico?
O marketing aplicado à advocacia tem como objetivo principal destacar as vantagens competitivas de uma marca, fazendo com que ela seja reconhecida e se diferencie dos seus concorrentes.
Isso garante que a prospecção de novos clientes seja feita de forma mais eficiente e direcionada aos principais focos de atuação do escritório.
Veja abaixo o que é preciso considerar para investir em Marketing Jurídico:
1. Fique atento às restrições da OAB
Alguns critérios devem ser seguidos para que as estratégias de Marketing Jurídico estejam de acordo com as diretrizes legais. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil, é vetada a publicidade em meios de comunicação como TV, rádio e cinema. Essas regras têm como objetivo deixar a relação advogado e cliente mais ética.
A OAB também proíbe a divulgação do nome de outros clientes, funções e cargos públicos dos advogados, valores cobrados por cada demanda e outros pontos que valem ser vistos na íntegra.
2. Invista no relacionamento com clientes
Mesmo com as restrições impostas pela OAB, é possível trabalhar muitos pontos de contato com seus clientes. Invista no relacionamento com cada um deles, envie convites para eventos, ofereça um bom atendimento — seja pessoalmente, no seu site ou pelas redes sociais — e crie conteúdos que sejam, de fato, relevantes para o seu público-alvo.
É muito importante estar presente na vida de seus clientes de forma natural e pouco invasiva. Dessa forma, ele perceberá o benefício de ser atendido por seu escritório e se sentirá bem com isso.
3. Garanta maior visibilidade
Além de estar presente na vida de seu público já conquistado, é necessário marcar presença também nos espaços frequentados por outros potenciais clientes. O advogado pode, por exemplo, oferecer palestras sobre assuntos relacionados à sua área de atuação em instituições de ensino ou em locais onde seus potenciais clientes estão.
Investir em conteúdos informativos, que chamem atenção para o seu escritório, também garante visibilidade à sua marca, podendo atrair novos consumidores. É importante ressaltar ainda as suas qualidades, bem como os benefícios e diferenciais de seu trabalho, para que você se destaque dos seus concorrentes.
Uma forma muito eficaz de manter-se visível e em contato com o seu público principal é investindo em uma forte assessoria de imprensa. Mantendo-se presente em boas pautas de blogs, sites e jornais da sua área de atuação, você garantirá a relevância e a credibilidade do seu trabalho.
4. Transmita credibilidade
Como você viu, apostar em uma boa assessoria de imprensa é uma ótima forma de transmitir credibilidade para o seu público-alvo — mas não é a única! Para construir uma identidade visual sólida e marcante, apostar no design do seu site também é essencial.
Passe a usar essa identidade visual em todas as suas peças, como: material de papelaria do seu escritório, cartões de visita, site, redes sociais. Com uma identidade visual bem coesa será mais fácil obter sucesso com suas estratégias de marketing.
Seu site precisa ter qualidade e representar a sua qualificação. Além disso, tenha materiais de comunicação de alto nível e não deixe nunca de atualizar suas informações, apresentando sempre um material robusto e completo sobre o seu trabalho — como um folder ou uma presentation, por exemplo.
Não importa o tamanho do seu escritório ou a quantidade de clientes que você possui na carteira: investir em Marketing Jurídico é fundamental para melhorar seus resultados!
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