05 maio 2020 Gestão de crise: dicas para sua empresa
Podemos dizer que um bom gerenciamento de crise começa, justamente, por um monitoramento eficiente de notícias sobre a companhia ou sobre assuntos que possam interessar, de alguma forma, aos negócios. É importante acompanhar, por exemplo, os movimentos da concorrência, as menções de clientes ou detratores e captar as reações do público às ações da empresa. Conte com a ajuda da tecnologia e aposte em ferramentas completas que automatizam a coleta e a análise de conteúdos jornalísticos, garantindo que você consiga antecipar possíveis problemas de imagem e se prepare, ou reaja com agilidade quando o problema já estiver instalado.
Aposte na transparência: A verdade é a melhor política. Por isso, seja sempre transparente. Pior do que falarem mal do seu produto ou serviço por um problema que pode ser resolvido é ficar com fama de ser uma empresa desonesta.
Lembre-se: um único post pode deflagrar uma crise. Seja um boato, uma associação da marca a algo negativo, uma crise real, o que for. Assim, não minta. Um aspecto importante do gerenciamento de crise a destacar é que, com uma ferramenta poderosa para o monitoramento de mídias sociais e notícias, é possível fazer a análise de sentimentos e detectar o que de mais negativo está sendo falado sobre a marca.
Responda a todo e qualquer cliente em todos os canais: Um gerenciamento de crise eficiente exige pronta e ampla resposta.
Você precisará recolher um lote de um produto com defeito? Antecipe-se e comunique ao público o que ocorreu, antes mesmo que comecem a ‘pipocar’ reclamações na internet. Afinal, nem todos os clientes podem ser afetados pela falha, mas serão impactados por saber da situação e, principalmente, o que está sendo feito para resolvê-la. Vale lembrar que uma ferramenta de monitoramento eficiente, inteligente e completa de notícias permite que você detecte o que está sendo dito sobre sua marca em qualquer canal.
Preste atenção mesmo depois: Sua empresa enfrentou um problema e precisou aplicar o gerenciamento de crise ágil e eficiente para conter os danos à imagem. Passado o auge da preocupação, a tendência é que se pense “pronto, passou”. Mas, na verdade, o pós-crise é muito importante: é preciso entender o que aconteceu para tentar que não se repita. Assim, passada a turbulência, é preciso continuar o monitoramento do mercado em busca do que está sendo comentado sobre a empresa após o momento mais crítico. Com isso, você consegue entender o quanto a instabilidade impactou a sua empresa. E aproveita para aprender ainda mais.
Gostou do post? Já faz o monitoramento das notícias da sua empresa? A Interface Comunicação presta serviços de gerenciamento de crise e monitoramento e análise de imagem das empresas na mídia. Entre em contato, deixe seu comentário. Vamos conversar?
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