12 maio 2021 Gatilhos mentais: Saiba o que são e como usá-los em suas estratégias de marketing
Com o surgimento das redes sociais e dos novos negócios dentro desta era, diversas estratégias foram criadas para potencializar os resultados dessas marcas, e entre elas estão os gatilhos mentais.
Provavelmente você já deve ter se deparado com algum gatilho mental por meio das redes sociais e sites de compra e nem percebeu que aquilo se tratava de uma estratégia de venda.
Os gatilhos mentais, que originalmente vieram do neuromarketing, estão mais presentes do que achamos em nossas vidas e na nossa rotina, por isso, separamos alguns exemplos e dicas para que você não seja só mais um a ser afetado pelos gatilhos, mas que aprenda a usá-los para melhorar os seus resultados.
O que são gatilhos mentais?
Para começo de conversa, vamos apresentar o conceito de gatilhos mentais para que você entenda muito bem as dicas que seguirão.
Gatilhos mentais são estímulos provocados no cérebro e que levam uma pessoa a desenvolver uma determinada sensação e consequentemente uma ação.
Portanto, gatilhos mentais nada mais são do que formas de fazer com que o cliente adquira o seu produto ou serviço a partir de sua própria vontade, pois é isso que os gatilhos provocam.
Ao contrário de estratégias tradicionais onde a marca precisa insistir para que o cliente compre o seu produto ou serviço, os gatilhos mentais fazem com que a consciência do próprio cliente convença-o de comprar o que você oferece.
Para tudo isso ficar ainda mais claro, vamos aos tipos de gatilhos mentais que existem juntamente com exemplos práticos para não restar dúvidas.
Escassez
O gatilho da escassez está ligado a dificuldade de acesso ou a raridade de uma situação dentro da sua marca, ele faz com que o cliente adquira o produto ou serviço imediatamente para não perder a oportunidade.
Vamos imaginar que uma loja de móveis está oferecendo cama casal unibox com 50% de desconto somente para os dez primeiros clientes, isso gera uma sensação de urgência neste cliente que não irá deixar essa oportunidade passar.
Exemplos de frases com o gatilho da escassez:
- “Desconto de X% para os primeiros 10 clientes”;
- “Oferta disponível por apenas 24 horas”;
- “Somente dez unidades”;
- “Poucos horários disponíveis para reserva.
- Prova social
A prova social é um dos gatilhos mais usados e vistos nos perfis de marcas, ele se trata do feedback de clientes que já utilizaram o produto ou contrataram o serviço da empresa, mostrando aos outros clientes que vale a pena investir no que essa marca oferece.
O site de uma empresa que oferece treinamento de liderança, por exemplo, pode conter um espaço somente com avaliações dos clientes, o que nada mais é do que a prova social.
Quando vemos o depoimento de outra pessoa que já adquiriu aquele produto ou serviço, fica muito mais fácil confiar na qualidade da marca e comprar o que ela oferece.
Dentro desta estratégia, você pode pedir para que seus clientes sempre deixem um feedback no site da marca ou mande o seu depoimento por mensagem.
Dessa forma, você terá a prova nas mãos para que outras pessoas saibam como o seu trabalho é de qualidade.
Autoridade
Já o gatilho de autoridade está ligado a experiência que aquela marca possui dentro do seu ramo de negócios e o que ela já realizou para provar que realmente entende sobre o assunto.
Por exemplo, se você precisasse contratar uma empresa especializada em usinagem pesada, não iria atrás de uma empresa inexperiente para fazer um serviço tão complexo.
O gatilho da autoridade mostra que você possui propriedade para fazer o que faz e que os seus resultados são comprovados e eficazes, fazendo os clientes criarem um interesse cada vez maior no seu negócio.
Exemplos de frases com o gatilho da autoridade:
- “Com o meu método, a empresa X triplicou seus resultados”;
- “Mais de 1.000 alunos e clientes atendidos”;
- “A número um no mercado”;
- “Conte com quem sabe o que fazer”.
Reciprocidade
O gatilho de reciprocidade refere-se ao ato de oferecer algo ao seu cliente de forma gratuita e sem esperar nada em troca, ou seja, o seu único objetivo é ajudá-lo.
Uma empresa de recepcionista terceirizada pode fornecer uma mentoria de graça para uma empresa, ajudando ela a construir um negócio melhor e a resolver determinados problemas de recepção.
Mas você pode estar se perguntando: Como eu vou ganhar dinheiro se eles não irão me dar nada? E é aí que entra a grande mágica deste gatilho.
Quando damos algo de graça a essa pessoa, ela automaticamente se sente em dívida conosco por conta da ajuda que lhe foi dada sem nenhum tipo de custo.
Dessa forma, quando você lançar algum produto ou serviço, as chances dessa mesma pessoa realizar a compra será ainda maior, pois ela acredita que fazendo isso estará retribuindo a ajuda que você ofereceu a ela anteriormente.
Vemos muito este tipo de gatilho nas redes sociais, principalmente nos perfis de pessoas que lançam cursos e materiais educativos sobre um determinado assunto.
É normal ver uma pessoa realizar uma sequência de vídeos ensinando várias coisas de forma gratuita e, logo após essa série de vídeos, fazer o lançamento de um curso para que as pessoas se aprofundem ainda mais no assunto.
Até mesmo um dentista realiza uma consulta gratuita com um paciente para convencê-lo a adquirir o seu plano odontológico para pessoa física.
O gatilho de reciprocidade está mais presente do que pensamos e ainda é um dos mais usados na atualidade.
Curiosidade
Quem nunca clicou em um anúncio simplesmente por que o título chamou tanto a sua atenção que despertou a curiosidade para saber como fazer o que estava descrito nele.
Pois bem, assim que funciona o gatilho da curiosidade, ele trabalha de forma com que a pessoa se sinta na obrigação de ir atrás da informação só para tirar aquela “pulga atrás da orelha”.
Alguns exemplos de frases com o gatilho da curiosidade são:
- “Veja como eu faturei 10 mil em uma semana”;
- “Descubra como ele aprendeu a falar inglês em 6 meses”;
- “X dicas para ganhar mais dinheiro em casa”;
- “Saiba como comprar cube 67 junto ao seu banco”.
Esses são alguns exemplos que vemos nas redes sociais e na internet que usam o gatilho da curiosidade justamente para atrair aquele cliente e mostrar o seu trabalho.
Humanização
Por maior que seja a certeza de que o seu produto ou serviço seja o melhor do mercado, é necessário ter a consciência de que as pessoas gostam de pessoas, e não apenas de produtos ou serviços.
Se você estivesse a procura de um curso de bombeiro civil e com medo de procurar na internet e acabar não achando o que espera, provavelmente você irá pedir a indicação de um amigo, familiar ou profissional, ainda mais em se tratando de um serviço regional.
As pessoas nunca substituirão as máquinas, por isso, é necessário criar uma humanização, ou seja, mostrar que por detrás de toda aquela marca e negócio existe uma pessoa comum como o seu cliente.
Isso gera empatia, confiança e identificação, tornando-se ainda mais fácil o seu cliente consumir de você como pessoa do que como empresa, pois ele se identifica mais com o seu lado humano do que com o CNPJ da sua marca.
Comunidade
O gatilho mental de comunidade nada mais é do que um grupo fechado que a sua marca cria para pessoas que realmente estão interessadas no seu produto ou serviço.
Você pode criar um grupo no Facebook, Whatsapp, Telegram ou qualquer outra plataforma de comunicação para interagir com os seus clientes e atrair ainda mais pessoas a este grupo.
Falar que você possui uma comunidade fechada para seus clientes, gera um sentimento de exclusividade, ou seja, eles se sentem mais importantes se estiverem aproveitando essa oportunidade que você está dando para poucas pessoas.
E você pode criar uma comunidade sobre qualquer assunto, desde que você tenha propriedade e autoridade sobre ele.
Você pode tirar dúvidas sobre marketing, valor da máquina de fazer velas, maquiagem, direito e qualquer outro.
Considerações finais
Se você ainda tem dúvida sobre como essas estratégias de gatilho mental podem ser aplicadas ao seu negócio, entre em contato e conheça os nossos serviços. Com 27 anos de experiência somos referência em assessoria de imprensa, assessoria de comunicação, produção de conteúdo, comunicação interna, planejamento e fortalecimento de marcas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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