10 out 2017 Estratégia de e-mail marketing: obtenha resultados com segmentação
A segmentação dos leads é um passo fundamental da estratégia de e-mail marketing. É preciso que você entenda as características e as particularidades das pessoas que se relacionam com o seu negócio para entender como se comunicar com cada uma delas, garantindo sempre uma abordagem pessoal e personalizada.
Você tem trabalhado os seus leads de maneira adequada? Analisando e personalizando sua comunicação para seus interesses? Neste artigo vamos falar sobre isso! Confira!
Entenda quem é o seu público
No primeiro momento você precisa entender quem é o seu público. Assim você saberá definir, por exemplo, que tipo de conteúdo atrai que tipo de pessoas.
Imagine que você seja uma agência de comunicação e está lançando um e-book sobre marketing digital. Existem dois tipos de leitores que provavelmente vão baixar esse conteúdo: estudantes que querem aprender sobre o tema e empresas que estão pensando em investir nessa área.
É preciso que você crie, nas suas páginas de conversão, campos específicos para entender quais são os interesses daquela pessoa em cima do material que você está oferecendo.
Com isso você conseguirá segmentar por interesse e criar fluxos de nutrição diferenciados com base também nas preferências de cada uma dessas pessoas.
Segmente por interesse e crie fluxos personalizados
Como dito anteriormente, quando você conhece o seu público, você consegue segmentar por interesse.
Para isso, é preciso ter muito cuidado na hora de criar os formulários das landing pages. Busque sempre solicitar informações que vão ajudar você a identificar cada tipo de persona e conseguir segmentá-las pelos seus interesses.
Se a sua empresa atende apenas na região em que está inserida, um bom fator de observação para colocar no formulário seria o estado ou a cidade em que a pessoa está localizada.
Se a sua empresa tem foco em mulheres empreendedoras, é interessante colocar um campo sobre profissão na página de conversão.
Outra forma de segmentar por interesse é, literalmente, pelo interesse demonstrado pelo lead. Se você possui dois tipos de materiais de temas diferentes, precisa trabalhar a nutrição desses fluxos de formas diferentes, focando sempre na temática abordada. Nada de fluxo padrão para todos os leads, ok? É preciso personalizar!
Tudo isso vai ajudar você a entender ainda mais o seu público!
Utilize ferramentas de automação de marketing
Utilizar ferramentas de automação de marketing vai ajudar você a deixar todo o processo de relacionamento com os leads ainda mais prático.
Uma vez criadas as rotinas de marketing (fluxos com base nas conversões, focando sempre no interesse do lead), essas plataformas vão trabalhar sozinhas para você, nutrindo o lead até o momento do contato direto.
Avalie os resultados
Por último é hora de avaliar os resultados das suas estratégias.
Sempre mantenha uma rotina de analisar as taxas de abertura, clique, bounce etc. de cada disparo de e-mails para entender também como o seu possível cliente se comporta.
Essa análise vai ajudar você a entender quais tipos de título convertem mais e como trabalhar para otimizar essa conversão.
A estratégia de e-mail marketing pode ser uma excelente forma de trabalhar a comunicação e o relacionamento com os seus possíveis clientes.
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