28 fev 2018 E-mail marketing: melhore as vendas e o atendimento ao cliente
Engana-se quem pensa que o e-mail marketing morreu ou é uma estratégia ultrapassada. Também é equivocada a ideia de que investir nele é sinônimo de encher a caixa de entrada dos clientes com spam.
As ações de e-mail marketing podem trazer muitos benefícios para as empresas, como o aumento das vendas e a melhoria no atendimento aos clientes. Para que você saiba mais sobre o assunto, respondemos algumas dúvidas comuns a respeito dele.
Confira a seguir!
O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing caracteriza qualquer tipo de comunicação feita por uma empresa a seus clientes ou prospects via correio eletrônico. Sendo assim, ele pode ser de cunho informativo, promocional etc.
Na atualidade, é raro encontrarmos alguém que não tenha e-mail e as pessoas costumam abrir as suas caixas diversas vezes por dia. Por esse motivo, investir no envio de mensagens é uma estratégia que, se bem executada, traz muitos benefícios para os negócios.
Para que serve o e-mail marketing em uma estratégia?
Uma estratégia de e-mail marketing pode ter diversos objetivos, mas o principal deles é estabelecer uma comunicação adequada com os clientes, que podem ser apresentados aos produtos e serviços que uma empresa comercializa.
Veja alguns exemplos de ações que podem ser desenvolvidas a partir do envio de e-mails:
Promoção de conteúdos
Se você também investe em marketing de conteúdo e faz a publicação de posts em seu blog, pode avisar os seus seguidores por e-mail sempre que houver um novo.
Engajamento de leads
Se uma pessoa autoriza que você envie e-mails para ela, é sinal de que deseja manter um relacionamento com a sua empresa. Ela já se converteu em lead e quer receber informações para, talvez, se tornar cliente do seu negócio.
Relacionamento com os clientes e pós-venda
Estabelecer um relacionamento com os clientes após uma venda é importante para que essas pessoas voltem a comprar com você em ocasiões futuras. Exemplo disso pode ser observado quando recebemos pesquisas de satisfação, por exemplo.
Quais boas práticas devem ser adotadas em uma estratégia de e-mail marketing?
Para evitar que as suas mensagens sejam vistas como spam ou excluídas pelos destinatários, algumas boas práticas devem ser adotadas. Veja algumas delas:
Utilize a linguagem adequada
É importante que você tenha uma linguagem padrão para os e-mails da sua empresa, assim como ocorre em outras mídias, como as redes sociais. A ideia é aproximar o cliente ao estilo e à realidade da empresa.
Trabalhe com títulos persuasivos
Os títulos precisam ser breves e chamar a atenção do leitor. Evite utilizar expressões como “promoção” e “ofertas”, pois ele poderá entender que você deseja apenas vender algo.
Faça textos curtos
Além dos títulos persuasivos, o texto do corpo do e-mail também deve ser trabalhado. Invista em textos curtos, pois as pessoas não têm tempo para ler conteúdos muito longos. É preciso manter a clareza e a objetividade.
Viu como o e-mail marketing pode ser uma estratégia importante para a sua empresa? Você pretende começar a usá-lo em breve? Conte para a gente nos comentários!
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