24 jul 2018 Design Thinking para estratégia de marketing: por que é importante?
Você já ouviu falar em Design Thinking? Trata-se de uma estratégia de marketing que está em alta no momento e que deve ser adotada o quanto antes pelas empresas que buscam fazer a diferença e se destacar no mercado.
Se você ainda não está familiarizado com o termo, não se preocupe! Neste post, reunimos as principais informações sobre o Design Thinking para apresentar esse conceito e esclarecer as suas dúvidas. Vamos começar?
O que é Design Thinking?
Em tradução literal, podemos dizer que Design Thinking significa “pensar o design”. Essa definição caracteriza a estratégia como algo similar à adoção de um pensamento de designer — ou seja, pensar como as ações de marketing, de um modo geral, podem proporcionar melhores experiências às pessoas.
Isso acontece porque os designers, principalmente os que trabalham com web, precisam adotar algumas boas práticas para garantir que os usuários se sintam bem ao acessar um site ou ver uma ação promocional em um material gráfico, por exemplo.
Como o Design Thinking pode ajudar em uma estratégia de marketing?
O termo Design Thinking foi popularizado pelo norte-americano Tim Brown, CEO na empresa Ideo, uma consultoria em design. Para ele, o pensamento de designer deve ser estimulado em todos os profissionais de uma organização, sobretudo nos responsáveis pelo marketing. É preciso que os estrategistas desenvolvam os seus aspectos emocionais, cognitivos e estéticos, buscando a excelência nas estratégias criadas.
Ao desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo, além de dominar o assunto abordado nos textos que produz e ter boas habilidades de escrita, o profissional precisa trabalhar o material de maneira que ele seja agradável aos olhos do leitor.
Como devem ser trabalhadas as estratégias de Design Thinking?
Trabalhar o Design Thinking, nas mais diversas estratégias de uma empresa, é mais fácil do que parece em um primeiro momento. Para que isso ocorra, é necessário apenas desenvolver a empatia e saber se colocar no lugar do consumidor final.
Ao receber um cliente em um estabelecimento físico, é preciso atendê-lo bem e proporcionar a ele uma boa experiência no local, respondendo às necessidades e aos anseios levantados por ele. O mesmo ocorre na internet, quando o usuário acessa um site otimizado, que se adapta ao tamanho da tela do dispositivo em que está sendo utilizado, ou quando alguém envia um comentário via redes sociais e é prontamente atendido e respondido.
Todas essas ações têm em comum o uso do Design Thinking, o “pensar como designer”, que possibilita às marcas e aos usuários uma experiência rica, colaborativa e sempre direcionada a uma boa experiência para ambas as partes.
Dentro desse contexto, saber como desenvolver o Design Thinking, ao criar uma estratégia de marketing, é fundamental, principalmente nos dias atuais em que as mensagens publicitárias são cada vez menos voltadas à propaganda propriamente dita, mas, sim, ao engajamento dos consumidores com as marcas.
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