23 fev 2021 Descubra o que é mídia espontânea e quais os seus benefícios
É chamada mídia espontânea qualquer menção de uma empresa ou marca na imprensa e outros veículos de comunicação sem que uma verba tenha sido investida diretamente para essa exposição.
⠀
Ela pode ocorrer quando um veículo faz citações positivas sobre alguma ação da marca, lançamento de produto, novo serviço, mudanças na equipe, entre outros. No entanto, ela também ocorre indiretamente quando um diretor ou qualquer outro colaborador é chamado para ser uma fonte e conceder uma entrevista sobre determinado assunto. Além disso, atualmente também podemos considerar a menção da marca por influenciadores e blogueiros como mídia espontânea, desde que essas pessoas não tenham recebido para recomendar a organização, o produto ou o serviço.
⠀
Dessa forma, a mídia espontânea contribui muito para o reconhecimento da empresa, fortalecimento da marca e para a construção de credibilidade e autoridade dentro do seu nicho de mercado. Pois, quando uma empresa vira notícia, os clientes começam a criar uma memória afetiva sobre ela. Isso se torna um diferencial diante da concorrência, já que não é só você que está recomendando sua marca através de publicidade, profissionais ou veículos renomados estão fazendo isso. Essa estratégia está diretamente relacionada com o relacionamento com o público, já que essas pessoas poderão considerar a sua empresa para fazer uma compra ou contratar um serviço.
⠀
Mas não pense que é simples aparecer na mídia. É aí que entra o papel da assessoria de imprensa! Ela é importantíssima para criar uma ponte entre a sua empresa e a mídia, conseguir divulgação espontânea nos principais canais utilizados pelo público do seu negócio e também para enxergar assuntos estratégicos dentro da organização que sejam interessantes para a divulgação.
⠀
Ficou interessado? Entre em contato e saiba como podemos te ajudar a destacar-se na mídia e fortalecer seu branding!
No Comments