desafios da comunicação interna

Conheça os 4 maiores desafios da comunicação interna e como superá-los

Presentes na estrutura de qualquer negócio, os desafios da comunicação interna de uma empresa precisam ser encarados com atenção pelos gestores.

Quando esses obstáculos são reparados ou evitados, é possível otimizar os processos diários e garantir o alcance de resultados positivos, aumentando o nível de satisfação dos profissionais e, é claro, dos clientes.

Para que a empresa conquiste e mantenha um bom nível de eficiência, porém, é preciso investir nas interações internas e na troca de experiências. Afinal, apesar do cenário atual de alta tecnologia, o sucesso de um negócio depende — e muito — das pessoas que fazem parte dele.

No post de hoje, listamos 4 desafios da comunicação interna e mostramos como resolvê-los de maneira integrada. Acompanhe!

1. Engajar os colaboradores

Infelizmente, este cenário se faz presente em várias organizações: colaboradores desmotivados, falta de assertividade na circulação de informações e baixa produtividade.

Apesar da automotivação ser um elemento essencial na vida do profissional, qualquer pessoa precisa receber estímulos externos e ser reconhecida. Assim sendo, é papel dos diretores e coordenadores estabelecer vias comunicativas efetivas com os funcionários e receber e dar feedback.

Lembre-se também que os colaboradores passam grande parte de seus dias na empresa. Por isso, procure criar um ambiente confortável e de interação, forneça espaço para que eles deem sugestões sobre as decisões da organização e estabeleça reuniões com periodicidade determinada, nas quais as metas e os objetivos sejam construídos de maneira coletiva.

2. Investir em interação

O antigo modelo de empresa em que os diretores ficavam confinados em uma sala sem contato com os colaboradores mostra-se cada vez mais contraproducente. Vivemos na era da conexão e da comunicação. E os espaços profissionais precisam refletir essa conjuntura social.

A cultura da ‘torre de marfim’ cria funcionários isolados, confusos, estressados e com baixo índice de produtividade. A comunicação é uma poderosa ferramenta organizacional para alcançar bons resultados. Talvez, os escritórios distantes da diretoria e as reuniões com portas fechadas, destinadas a poucos, estejam inibindo o crescimento de seu negócio.

Invista na aproximação da equipe. Estabeleça, por exemplo, um almoço no fim do mês, com todos os colaboradores, para comemorar os resultados alcançados e os aniversariantes. Essas estratégias precisam ser constantes, e não apenas nas festas de fim de ano, onde nem sempre há uma aproximação real entre pessoas de diferentes setores.

3. Alinhar os valores e a cultura da empresa

Muitas vezes, os valores e a missão da empresa estão presentes em cartazes no escritório ou nos crachás, mas, quando os colaboradores são perguntados sobre eles, poucos sabem responder ou concordam com eles.

É importante ter direcionamentos pré estabelecidos, mas, talvez seja mais vital estar aberto a debatê-los em conjunto e, provavelmente, remodelá-los.

Uma grande diferença entre a maneira de pensar do funcionário e o que a empresa propõe pode gerar um baixo índice de produtividade, além de um ambiente de trabalho desagradável.

Ao estabelecer reuniões, fazer uma divulgação sistematizada de comunicados e utilizar de intranet, por exemplo, todos ficam cientes sobre os valores e a cultura da empresa e encontram espaço para sugerir alterações.

4. Compartilhar os resultados

Após estabelecer metas em conjunto, do ponto de vista da comunicação interna, de nada adianta alcançá-las sem haver compartilhamento dos resultados. É normal que, no ritmo cada vez mais acelerado das organizações, haja um esquecimento ou pouca valorização disso. Afinal, quando conquistamos algo, outro objetivo imediatamente aparece.

Compartilhar o sucesso com o público interno é importante. Os resultados positivos são reflexo do trabalho de todos os colaboradores. Logo, é vital oferecer um reconhecimento.

Esses quatro desafios da comunicação interna aqui listados, além das dicas que já demos, podem ser superados também por meio de uma ação básica e inerente à qualquer pessoa: a interação. Somos seres sociais e, dentro de uma organização, a importância da troca não deve ser deixada de lado por conta do intenso ritmo de produção.

Gostou de conhecer os maiores desafios da comunicação interna e quer continuar se informando sobre o assunto? Confira agora os principais desafios da comunicação empresarial e saiba o que evitar no seu negócio!

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