30 jun 2023 Confira as tendências destacadas no “Relatório State Of Marketing 2023”
O relatório “State Of Marketing” é lançado todos os anos em parceria com as empresas HubSpot, Litmus, Rock Content e Wistia. Ele foi publicado mês passado, trazendo as maiores tendências de marketing para aumentar seu ROI em 2023.
Em destaque, estão a experiência do consumidor e os conteúdos como vídeos curtos estão como os principais pontos que as marcas devem ter atenção nos próximos meses.
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Vídeos curtos continuam sendo o formato em destaque
Pelo 4º ano consecutivo nesta pesquisa, o formato de vídeo curto continua sendo o que mais tem atraído os profissionais de marketing em sua produção e o que tem sido mais efetivo nas campanhas.
Os vídeos curtos foram popularizados pelo Tiktok, mas agora também estão em plataforma como o Instagram, com o Reels, e o Youtube, com o Shorts. Como prova de seu sucesso, 90% dos profissionais de marketing que usam este ano vídeos curtos aumentarão ou manterão seus investimentos.
O conteúdo é mais casual e divertido. Por isso, chama mais atenção e interação dos usuários. Assim, é o formato que tem o ROI (Retorno Sobre o Investimento) mais alto entre as mídias, seguido por imagens, postagens de blog e podcasts ou outro conteúdo de áudio.
Atendimento ao cliente por DM nas mídias sociais
A experiência do cliente também é outro assunto que tem se tornado pauta em quase todas as pesquisas feitas recentemente. Quando um usuário se depara com algum problema durante sua jornada de compra, são nas mídias digitais que ele vão fazer o desabafo de insatisfação.
O que os profissionais de marketing têm feito é levar os clientes a resolverem os problemas via DMs, as mensagens diretas de cada rede social, para que a comunicação seja feita de forma proativa, privada e mais organizada. Segundo a pesquisa, 29% dos profissionais de marketing já estão usando esse canal.
Conteúdo orgânico em ascensão
Como muitos países estão em recessão, os custos com mídias pagas, anúncios e eventos têm sido diretamente afetados, ou seja, as empresas estão diminuindo ou até mesmo cortando esse tipo de serviço.
Dessa forma, o conteúdo orgânico está em ascensão, se tornando um diferencial poderoso. Assim, produzir conteúdo de qualidade, interessante e útil torna a marca referência de credibilidade e autoridade sobre o serviço ou produto, o que faz com que seus consumidores tenham confiança e se tornem fiéis.
Acessibilidade como prioridade
Como marca, tornar a experiência de cada consumidor positiva deve ser prioridade, principalmente nos dias atuais. E essa jornada deve incluir pessoas com deficiência física ou mental, temporária ou permanente.
A adoção de medidas para tornar mais acessível o contato do consumidor com a marca são inúmeras, como descrever as imagens nas redes sociais, legendar vídeos e criar e-mails marketing com contraste entre a cor do texto e as cores de fundo.
Dados importantes
Qual formato traz mais retorno financeiro?
Quais métricas são as mais importantes?
O que profissionais de marketing estão fazendo?
Qual estratégia traz mais retorno financeiro?
Conclusões
Ao analisarmos as tendências destacadas no “Relatório State Of Marketing 2023”, torna-se evidente que o panorama do marketing está em constante evolução, impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças nas preferências do consumidor e adaptações estratégicas das empresas.
A personalização, a inteligência artificial e a ênfase na experiência do cliente emergem como pilares fundamentais para o sucesso nas estratégias de marketing. Além disso, a integração de canais, a sustentabilidade e a responsabilidade social ganham destaque, refletindo a crescente conscientização global. Diante desse cenário dinâmico, estar preparado com uma equipe de comunicação profissional é de extrema importante. Faça parte do nosso time!
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