16 nov 2015 Como uma (boa) assessoria de imprensa pode promover seu negócio
Entenda o que é (de fato) assessoria de imprensa e como usar em favor da sua empresa
Enquanto empreendedor você sabe um monte de coisas. Sabe ser um líder, inspirar e motivar seu time, vender, negociar com fornecedores, fazer planejamento financeiro, entende de logística, enfim, um monte de coisas. Mas a não ser que você tenha uma formacão na área de comunicação, provavelmente não sabe muito bem o que é assessoria de imprensa, e nem para o que exatamente serve isso.
Então, para te ajudar a se manter sempre bem informado e por dentro das melhores ferramentas para alavancar seu negócio, hoje vamos falar especificamente sobre assessoria de imprensa. O que é, e o que não é, para que serve, como você avalia um bom trabalho de assessoria de imprensa e se é hora de investir dinheiro e energia nessa frente.
Um bom trabalho de assessoria de imprensa pode aumentar a visibilidade do seu negócio com públicos estratégicos. Um bom exemplo acontece quando algum empreendedor ganha um prêmio de destaque pela sua performance ou por alguma área da sua empresa. Quando a assessoria de imprensa trabalha bem, esse reconhecimento pode gerar inserções espontâneas em matérias de revistas, sites e blogs.
Afinal, o que é assessoria de imprensa?
Muita gente não entende muito bem o que é isso e qual é o trabalho de um assessor de imprensa. É importante que você conheça um pouco esse universo para, caso contrate esse tipo de serviço para sua empresa, não ficar refém do que o seu assessor fala, e também para que você possa saber o que pode cobrar dele ou não.
Em poucas palavras, um trabalho de assessoria de imprensa envolve fazer a ponte entre a sua empresa e jornalistas. Isso quer dizer que o seu assessor de imprensa entrará em contato com os jornalistas e apresentará sua empresa, seus diferenciais e quaisquer outras informações que possam ser de interesse do jornalista. A ideia é que a partir desse contato, sua empresa fique no radar do jornalista. Assim, quando ele estiver montando suas reportagens, se o tema tiver a ver com a sua empresa, ele saberá que você existe e poderá entrar em contato.
ESSE É UM TRABALHO DE DIVULGAÇÃO ATIVO. QUE ENVOLVE, EM PRIMEIRO LUGAR, DETERMINAR JUNTO COM VOCÊ, O QUE SERÁ DIVULGADO. EM SEGUNDO, TRAÇAR UMA ESTRATÉGIA COERENTE E VIÁVEL E, EM TERCEIRO, COLOCAR A MÃO NA MASSA. É UM TRABALHO DE RELACIONAMENTO.
Além disso, o assessor de imprensa serve para evitar que seu telefone toque no meio da noite e uma pessoa – um jornalista – de quem você nunca ouviu falar faça um monte de perguntas. Será o assessor de imprensa que vai fazer o meio de campo entre esse contato, e também te ajudar a se preparar para dar respostas precisas e claras para o jornalista. Afinal, se esse jornalista não entender o que você quer dizer, o prejudicado será você pois sairá uma matéria com besteiras escritas.
A primeira grande dúvida sobre assessoria de imprensa: você não pagará para sair em matérias
Ao contrário do que muitos pensam, um trabalho de assessoria de imprensa não envolve matérias pagas. Você pagará para o assessor, mas isso não é garantia de que você estará estampado na capa do jornal, ou em qualquer outro espaço.
Como falamos anteriormente, o seu assessor de imprensa terá a responsabilidade de entrar em contato com jornalistas e apresentar você e sua empresa. Isso é feito, na maioria das vezes, por meio de contato telefônico e e-mails. Também é possível marcar almoços ou cafés com o jornalista, mas não vá pensando que já que você convidou o repórter para almoçar, ele escreverá uma matéria sobre você.
O que garantirá que você, sua empresa ou sua história apareçam em matérias na imprensa é a sua relevância e a pertinência. Voltamos ao exemplo citado anteriormente no texto. Está fora do alcance da assessoria de imprensa garantir que o jornalista dará destaque para sua empresa ou sua história. Isso cabe, apenas, ao jornalista. Agora, você pode cobrar de seu assessor que ele faça esse contato com frequência.
Como funciona o trabalho da assessoria de imprensa?
É importante deixar claro que uma assessoria de imprensa não faz milagre. Então, se você não tiver conteúdo para divulgar, a divulgação não acontecerá. Não espere contratar um assessor para que ele consiga que você saia na capa de alguma revista. O trabalho de uma assessoria de imprensa é muito mais estratégico do que qualquer coisa.
O assessor é uma pessoa que tem conhecimento amplo sobre os veículos e espaços dentro de cada veículo e poderá traçar uma estratégia de divulgação condizente com seus objetivos. Por exemplo, você abriu um e-commerce de produtos de beleza de alto padrão. Seu objetivo com a assessoria de imprensa é alcançar potenciais consumidoras para que elas conheçam seu negócio e possam comprar seus produtos nele.
Quais revistas, sites, blogs, jornais, progamas de televisão suas potenciais compradoras consomem?
Esse é o trabalho do assessor de imprensa, ou seja, deve traçar um plano de comunicação listando todos esses espaços, sua relevância e de que maneiras sua marca poderia participar de matérias (ou pautas, no jargão da comunicação). Em um segundo momento, ele vai entrar em contato com os veículos e contar sobre seu negócio.
Note que o trabalho do assessor vai variar de acordo com o objetivo do cliente. Se você quer divulgar sua empresa B2B para o mercado, então o foco do trabalho de assessoria será outro.
E sobre espaços pagos em blogs ou outros veículos?
Sim, existem. Mas são espaços onde o leitor identificará que se trata de um informe publicitário, ou seja, ele saberá que aquele espaço foi comprado. Em geral, esse não é o foco do trabalho de um assessor de imprensa, embora ele possa negociar essas inserções pagas por você.
Fonte Portal Endeavor
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