13 out 2014 Como produzir bons veículos de comunicação corporativa
Por: David Amorim
Estabelecer e manter o relacionamento com os seus públicos-alvo são preocupações de muitas empresas atualmente. Esse é um dos papéis da comunicação corporativa, que é responsável por estreitar a relação das organizações com os empregados, familiares, comunidades, fornecedores, entre outros. Mas como chegar até eles? Uma das formas é por meio de bons veículos de comunicação corporativa, como revistas, jornais, intranet e outras tantas opções utilizadas no mercado.
Para se produzir bons veículos, é fundamental conhecer o perfil do leitor. Temos que trazer informações que sejam de interesse da empresa e principalmente de quem lê. É importante que o leitor se veja nos informativos, por meio da participação ativa nas matérias e nas fotos. Outra dica é deixar sempre um canal aberto de sugestões para abranger cada vez mais o que eles querem no jornal. Muitas empresas ainda precisam entender que o veículo corporativo é um meio de comunicação que pertence também ao seu público de interesse. Por isso, não adianta escrever e produzir boas fotos se os assuntos são irrelevantes para quem vai ler.
Para que o veículo cumpra bem o seu papel, um projeto editorial e gráfico bem feito é essencial. Afinal, é daí que começa todo o trabalho. Os profissionais responsáveis devem conhecer bem o cenário da empresa e entender todos os objetivos da publicação. Junto a isso, também é importante cumprir a periodicidade proposta e avaliar o material publicado, por meio de pesquisas.
Em um informativo voltado para os empregados, por exemplo, é ideal utilizar textos curtos e traduzir bem o recado por meio de recursos como imagens e infográficos. Uma linguagem simples e direta contribui para atrair a atenção e o interesse de todos, além de facilitar a compreensão da mensagem.
Não podemos deixar a produção de veículos de comunicação corporativa cair no “modo automático”. É melhor ter uma empresa especializada para cuidar de tudo, porque quem trabalha em agência tem uma visão mais apurada. Eles entendem de mercado editorial e de publicações institucionais.
E você, já parou para pensar o que o veículo de comunicação da sua empresa representa? Com quem ele quer se comunicar? Esse papel está sendo cumprido?
David Amorim é coordenador do Núcleo de Conteúdo da Interface Comunicação Empresarial.
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