Como o metaverso impacta na comunicação empresarial?

Desde o final de 2021, Metaverso é um dos termos mais pesquisados no Google e vem promovendo muitos questionamentos. Afinal, o que é o metaverso e como ele impacta no mercado empresarial?

Segundo o próprio site da plataforma, o Metaverso é o próximo passo na jornada de conexões sociais. Serão compartilhados espaços em 3D, onde as pessoas poderão interagir, aprender e se conectar por meio de avatares customizados. Nesta realidade, as empresas também fazem parte do cenário.

Ou seja, é uma realidade virtual em que as pessoas terão uma 2ª vida, onde terão a possibilidade de criar e viver como quiserem. É bem parecido com o conceito do jogo The Sims, criado em 2000, onde é simulado através de avatares e diversos cenários, a vida real. Contudo, no Metaverso, as experiências compartilhadas vão além de um jogo.

No entanto, nem tudo está pronto. Ainda estão sendo desenvolvidas novas tecnologias que ajudarão as pessoas a se conectarem com esse novo mundo. Como o Óculos Inteligente e o Quest 2, equipamentos que estão sendo produzidos para serem a porta de entrada para o Metaverso.

Origem do conceito

Apesar de ter ficado bastante famoso nesses últimos meses, o conceito do Metaverso foi criado há anos atrás. Mais especificamente em 1992, com o livro de ficção científica “Snow Crash”, do escritor Neal Stephenson. No livro, o personagem principal, Hiro Protagonist, é um entregador de pizzas na vida real. Porém, no mundo virtual, ele é um hacker samurai.

Outros escritores também trabalharam esse conceito, como Ernest Cline no livro “Ready Player One”. Na obra, os personagens principais fogem da realidade por horas na realidade virtual chamada OASIS, que também é um simulador virtual. Essa obra virou até filme, “Jogador Nº 1”, lançado em março de 2018 e dirigido por Steven Spielberg.

Empresas e o metaverso

As empresas estão investindo, cada vez mais, em ações e interações em realidades virtuais. E agora com o Metaverso sendo construído, grandes marcas já estão estudando como entrar neste novo universo.

É o caso da Nike, que no final de 2021, anunciou a compra da RTFKT, uma empresa que produz tênis digitais para, provavelmente, lançar no Metaverso. Essa parceria possibilita que os avatares, tanto do Metaverso, quanto de outras realidades virtuais, como games no geral, possam ter acesso aos tênis físicos da marca na versão digital.

Assim, as marcas que ainda não se prepararam para esse cenário, terão de se adaptar e procurar meios de migrar os seus produtos e serviços para o meio digital. Onde serão compradas e utilizadas pelos avatares das pessoas reais.

Além disso, cenários também estão sendo criados para fazer parte das empresas, como salas de reunião virtuais e até eventos. Neste caso, as equipes de comunicação deverão realizar estudos de como migrar os serviços da área para o virtual, com o objetivo de promover a experiência.

Com a fusão do virtual e o real, a comunicação será ainda mais imersiva, interativa e responsiva aos usuários. A questão é que o Metaverso ainda é uma incógnita, porém já sabemos que será um local para construir relacionamentos diversificados em todas as esferas e trará inúmeros desafios para a forma de se comunicar e engajar pessoas.

 

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.