Como melhorar o engajamento dos seus posts?

Não existe uma fórmula secreta ou segredo para melhorar o engajamento do Instagram. Para atingir o objetivo esperado, o trabalho deve ser diário e a pesquisa constante. Além disso, é indispensável experimentar sempre, porque o que funcionou dois meses atrás, nem sempre funcionará bem agora. As mídias sociais são voláteis e mudam diariamente, seja nas tendências, nos algoritmos, no público. Então se manter informado também é essencial.

Você sabe o que é engajamento?

Engajamento é uma métrica que define a qualidade do seu relacionamento com seu público ou audiência nas redes sociais.

Por que isso é importante para a sua marca?

Porque quanto maior o engajamento, mais próximo você está do seu público e mais relevante é sua marca. Além disso, indica a eficácia das suas ações de comunicação e o nível de satisfação do consumidor com a sua marca. Então, se o seu objetivo é ganhar autoridade, credibilidade e se tornar referência no mercado, você deve trabalhar sempre para melhorar seu engajamento.

Como medir o engajamento no Instagram?

Número de curtidas + Número de comentários + Número de pessoas que enviaram seu conteúdo para outra pessoa + Número de vezes que a publicação foi salva/ dividido pelo alcance.

Não existe uma regra que define qual o número ideal, mas se este número está acima de 15% muito provavelmente você deve estar fazendo um bom trabalho.

Dica bônus: se esse número passou de 30%, esse post agradou muito o seu público, por isso, uma opção é investir em tráfego pago para alcançar mais pessoas e ganhar mais seguidores.

Além das recomendações básicas, como, por exemplo: produzir um conteúdo relevante, conhecer seu público, ser criativo e original, existem algumas práticas que podem te ajudar a melhorar os resultados da sua marca.

Veja 12 dicas:

Use hashtags que façam sentido: mais do que encher um post com muitas hashtags é importante escolher as que façam mais sentido para o seu conteúdo e principalmente que sejam estratégicas, e pessoas que não são seguidores e que pesquisarem sobre o assunto, encontrem seu conteúdo. A ideia é que elas ajudem na categorização e na distribuição do seu conteúdo.

Atualmente existem muitos aplicativos que podem te ajudar a encontrar as melhores hashtags, mas é importante testar e avaliar cada post. Isso pode ser feito quando você entra no seu perfil, clica no post, ver mais informações e assim você pode avaliar quantas pessoas viram seu post através das hashtags.

-Não se esqueça da geolocalização: se você possui um negócio local, as pessoas podem te descobrir através da localização. Pelo uso do GPS do seu celular ou computador, a geolocalização coleta dados da sua posição geográfica, permitindo localizar as postagens da sua empresa.

-Envie seu conteúdo para perfis estratégicos: ao enviar seu conteúdo para outros perfis, você incentiva esses perfis a compartilhá-lo e o conteúdo pode alcançar novas pessoas.

Os perfis estratégicos podem ser aqueles que trabalham em segmentos parecidos com o seu, mas que não são seus concorrentes diretos. Se você trabalha criando bijuterias, por exemplo, uma marca de óculos e outros acessórios pode ver seu conteúdo como relevante e compartilhá-lo para seu público.

-Pergunte à audiência: não existe melhor forma de conhecer melhor seu público do que perguntando. Use a caixa de pergunta dos stories e os próprios posts. Analise qual forma seu público interage mais e tente responder todas as perguntas de forma personalizada, para que sua audiência se sinta valorizada e compreendida.

-Comente nas publicações no feed e nos Stories com objetivo: não deixe de interagir com as pessoas que você segue. Não espere sempre que a interação venha deles. No entanto, comente coisas que façam sentido e que tenham relação com o post que foi feito, nada de comentários automáticos.

-Responda às mensagens diretas e aos comentários: nunca deixe de responder os comentários. Se a pessoa interage com o seu conteúdo seja para fazer um elogio, crítica ou para tirar alguma dúvida, ela espera que você dê atenção ao que ela disse.

-Mencione outros perfis: ao mencionar outros perfis nos seus posts o perfil mencionado provavelmente irá divulgar e interagir com seu conteúdo, melhorando o alcance do mesmo.

-Reposte nos Stories conteúdo de outros perfis: da mesma forma que você espera que seu conteúdo seja respostado, faço o mesmo com perfis que você admira ou com clientes que postaram algo sobre o seu produto/serviço.

-Use os recursos interativos dos stories: os stories são um grande sucesso do Instagram e quanto mais recursos você usar, mais hipóteses seu público tem de interagir com você. Escolha músicas inspiradoras, faça enquetes, adicione a caixa de perguntas, localização, gifs e invista em um call to action que faça as seu público interagir.

-Publique nos melhores horários: analise sempre quais são os horários que possuem maior alcance e interação. Você pode fazer isso através de aplicativos ou observando pelas informações que o Instagram fornece.

-Produza conteúdo sobre algum tema que esteja em alta: acompanhe sempre as tendências e os conteúdos que estão fazendo mais sucesso na rede social. Tente adaptar as “trends” ao seu segmento e use sua criatividade.

-Traga informações úteis: com a quantidade de conteúdo que está disponível atualmente na internet as pessoas buscam cada vez mais por informações que elas possam usar no seu cotidiano ou conteúdos que trazem alguma novidade.

Gostou das dicas? Precisa de ajuda para impulsionar os resultados da sua marca? Entre em contato e conheça os serviços da Interface.

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