Como melhorar a comunicação entre gestor e funcionário?

Empresas que buscam resultados expressivos e prezam por um bom ambiente interno sabem que a comunicação é fundamental para estruturar esses objetivos.

É quase impossível pensar em trabalho sem levar em conta a necessidade de coletividade e diálogo entre pessoas, sejam eles pares profissionais ou de níveis hierárquicos distintos. Conforme as empresas evoluem e modernizam suas estratégias em gestão de pessoas, surge uma questão: como melhorar a comunicação?

Neste post, falaremos um pouco mais sobre as ações que as instituições podem colocar em prática para aprimorar o diálogo e a clareza na comunicação entre gestores e colaboradores. Confira!

A transparência na comunicação começa com o acesso à informação

O gestor, preocupado em melhorar as estratégias de comunicação interna, precisa ter em mente que a relação entre a empresa e seus funcionários deve prezar pelo respeito e pela transparência.

Esse princípio começa com as regras que compõem os regimentos internos — tais como normas de conduta e segurança —, passam pela missão, visão e os valores da empresa e terminam no esclarecimento dos processos e metas de trabalho.

É importante que o líder estimule sua equipe a conhecer essas informações, afinal, são elas que determinam os procedimentos adotados na empresa e servem como guia para definir os padrões adequados para a organização.

Muitos funcionários que são demitidos por cometer deslizes, internamente se queixam da falta de conhecimento dos valores da empresa e das expectativas dos gestores. Por isso, é muito importante que essas informações sejam transmitidas e lembradas pelos chefes.

Conheça sua equipe

Ganhar o respeito dos demais colaboradores e nutrir uma relação saudável é algo que todo gestor deseja, mas nem sempre está disposto a fazer um exercício básico para que isso aconteça: o de conhecer a sua equipe.

Líderes que são distantes dos funcionários e que não demonstram interesse em se relacionar acabam perdendo a oportunidade de conhecer melhor cada um de seus comandados.

Uma boa conversa ajuda a entender as dificuldades, anseios, talentos e preferências de cada um, além de ser uma ótima oportunidade para exercitar a empatia, a fim de tentar compreender um pouco mais sobre a rotina e os desafios dos membros da equipe.

Tente criar atividades de descontração e interação dentro do setor, pois elas servem como um break em dias tensos e ajudam neste processo de conhecimento das personalidades dos funcionários.

Elabore canais de comunicação interna

Nem sempre e-mails formais e memorandos da diretoria são suficientes para uma comunicação interna clara e bem estruturada, muito menos para melhorar a comunicação entre gestores e funcionários.

Procure analisar quais são os canais utilizados para a transmissão de informações e reflita sobre os formatos adotados, público-alvo e sua linguagem.

A comunicação é uma poderosa ferramenta para a interação e também para mensurar os níveis de satisfação e engajamento dos funcionários, mas esses resultados só são obtidos quando o meio e a mensagem estão adequados.

Melhore o planejamento da comunicação

Uma boa maneira de ampliar a eficiência da comunicação interna é planejando as ações relacionadas a ela. Para isso, vale analisar as necessidades da empresa e desenvolver um plano de ação que seja compatível com a equipe e suas demandas, tanto em um cenário de longo, como de curto prazo.

A empresa pode contar com especialistas no ramo de planejamento de comunicações para colher resultados mais expressivos.

Esse tipo de solução traz tranquilidade aos gestores e coloca áreas como o RH e a Comunicação para trabalharem juntos, algo que é muito importante para que o desenho da comunicação interna seja bem construído e esteja de acordo com a realidade da empresa e com a necessidade de melhorias nas relações.

Essas são algumas dicas de como melhorar a comunicação entre gestores e funcionários. Basicamente, este avanço referente à comunicação tem como base a transparência, o bom relacionamento e a estratégia.

Agora que você já sabe o que é preciso para melhorar a comunicação entre gestor e funcionário, que tal colocar essas ações em prática? Confira agora a importância dos indicadores de comunicação interna e entenda como aplicá-los no seu negócio!

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.