26 out 2016 Como criar um e-book e aumentar as vendas pela internet?
Quem trabalha com marketing digital sabe muito bem que, para fazer sucesso com a internet, não basta anunciar o seu negócio em qualquer lugar, para qualquer um: é preciso anunciar nos lugares certos para atrair a atenção do público certo.
Para isso, nada melhor do que oferecer algo que seja realmente útil em troca de algumas pequenas informações, como nome e e-mail de contato. E o que pode ser mais útil do que um e-book com algumas soluções para os seus problemas?
Se você gostou da ideia, mas ainda não sabe como criar um e-book, fique tranquilo! No post de hoje, montamos um passo a passo para ensiná-lo a fazer isso. Confira agora!
A importância de se apostar em e-books
Antes de começar, vale ressaltar que sim, dar um livro digital “de presente” para a sua audiência pode ser uma excelente ideia para o seu negócio!
De acordo com os dados levantados em 2016 pela 4ª edição da Pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, do Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê, em média, cerca de 4,96 livros por ano. Nesse meio, o formato digital (ou seja, os e-books) tem sido um dos mais procurados. Segundo a Câmara Brasileira do Livro, somente em 2015 o mercado de e-books foi responsável por injetar mais de 20 milhões de reais na economia.
Para se manter competitivo, seu negócio deve acompanhar as tendências e alcançar o público onde ele está. Veja abaixo nosso passo a passo para criar um e-book de sucesso:
1. Defina qual será o tema do livro
Não é porque as pessoas têm interesses em ler um e-book que você ou sua empresa devem escrever sobre qualquer coisa, certo? É importante definir corretamente qual será o tema do livro e como ele terá relação com o seu negócio.
Observe os números do Analytics do seu site para saber qual informação o público mais procura por ali. Também vale fazer uma busca no Google para ver se tem outros e-books sobre o assunto no mercado, dar uma olhada no Google Trends para saber se o tema realmente é procurado na internet, e acima de tudo isso, entender se você é a melhor pessoa para escrever sobre aquele tema.
2. Estruture os tópicos
Uma das chaves para produzir um conteúdo relevante, seja para o seu blog ou para um e-book, é estruturar corretamente os tópicos a serem apresentados.
Crie tópicos que ajudem o leitor a entender bem o tema e não perca tempo com assuntos desnecessários, que não levam o conteúdo para frente. Não se esqueça também de criar uma ordem lógica para quem está lendo, pois nenhum leitor gosta de ficar confuso!
3. Formate o e-book
De acordo com Guia de Publicação da Amazon, o tamanho máximo para um e-book deve ser de 5120 x 3200 pixels. Isso faz com que a leitura seja agradável tanto em smartphones e tablets quando nos aparelhos Kindle. Já o Guia da Apple diz que, para que tudo corra bem até nos aparelhos mais modernos — como o iPad Air, por exemplo —, um bom tamanho pode ficar no máximo de 3072 x 2304.
No entanto, se você não contar com algum programa de editoração (como o Adobe InDesign), não tem problema: é possível também criar seu e-book em programas como o Word ou até o Google Docs e usar alguns plugins para fazer a conversão do arquivo para o formato digital.
O mais importante é que ele não fique extremamente pesado, dificultando o download por parte do leitor. Por isso, o ideal é que seu e-book tenha no máximo 3MB de tamanho.
4. Crie uma (boa) landing page
Por último é preciso criar uma boa landing page para que o usuário insira suas informações (como nome e e-mail) em troca do download do e-book. Afinal, além desta página ajudar no processo da jornada do cliente, é justamente por causa dela que será possível transformar aquele mero visitante em um bom lead!
E aí, entendeu como criar um e-book pode transformar seu visitante em lead? Agora basta produzir e anunciar o seu conteúdo no Google, nas redes sociais e conferir os resultados! E se você gostou do post, aproveite para seguir a gente no Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube e ficar por dentro de todas as novidades que compartilhamos!
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