06 jun 2022 Como converter leitores do seu blog em leads?
O conteúdo do blog corporativo precisa ser útil e relevante para os usuários, atraindo leitores. Mas, também é importante ter em mente que o principal objetivo do blog é converter os leitores em possíveis clientes para seu negócio.
No entanto, não é qualquer tipo de conteúdo que vai conseguir chamar a atenção do leitor a ponto de ele confiar na sua marca para realizar a compra de um serviço ou produto. Por isso, além de precisar de todas as técnicas de SEO, Marketing de Conteúdo, é preciso ter estratégias de Copywriting! Não adianta ter um texto muito bem escrito, com fontes relevantes, informações fundamentais, visualmente agradável para o leitor, mas não vende.
É preciso pensar em toda a jornada do cliente. Dessa forma, para ajudá-lo na produção de material relevante para o seu blog corporativo, elencamos algumas dicas para seu blog atrair os leads perfeitos. Acompanhe!
Conhecer o seu público
Para criar um conteúdo de qualidade e que ofereça o que o seu cliente precisa, a primeira etapa é conhecê-lo. Criar uma persona ou um público-alvo, antes mesmo de começar a planejar sua campanha é fundamental. Assim, é possível fazer o planejamento baseado nos dados que foram abstraídos.
Mas, além de dados, é importante também conhecê-los por meio de feedbacks, entrevistas mensais ou quinzenais, acompanhar o analytics das redes sociais e do site no Google, fazer testes A/B para ver quais são os seus preferidos, etc.
Definir a jornada do cliente
Após saber quem são e como comportam os seus leitores, é importante fazer um briefing com as partes mais importantes para a produção de conteúdo, incluindo a persona, palavras-chaves e, principalmente, qual etapa da jornada do cliente (topo, meio e fundo de funil) ele está.
Trata-se de um modelo usado para se ter ideia do processo pelo qual uma pessoa passa até o momento em que realiza uma compra. Ela avança por diversas etapas diferentes, cada uma contribuindo para o trânsito até a próxima. Ao final, acaba fechando negócio. Isso, é claro, com o trabalho feito em conjunto com a segmentação de lead.
Assim, é possível fazer um conteúdo específico e exclusivo para cada tipo de cliente. Sendo mais possível o processo de finalização de compra.
Diversifique os CTAs
Os CTA (Call to Action), que em português significa chamada para ação, são essenciais para definir o que o usuário irá fazer durante a leitura ou após finalizá-la. Por exemplo, se você quer que ele tenha mais conhecimento do assunto para ter ainda mais chances de se sentir confiante em concluir a compra, ofereça conteúdos ricos ao longo do texto e por meio de CTAs diversificados, como em texto, imagem/banner, vídeos curtos apresentando o assunto.
Dessa forma, você guiará o leitor exatamente para onde deseja que ele realize alguma ação, seja para baixar algum e-book, fazer uma inscrição de um curso online gratuito ou concluir uma venda.
Contrate uma equipe especializada
Para trazer resultados sólidos à sua empresa, é importante que essas ações sejam feitas por uma equipe especializada. Afinal, é feito um planejamento de ações de experiência que promovam a divulgação da marca e conversão de leads, indo ao encontro daquilo que o público consumidor deseja.
Com muita experiência no mercado, a Interface Comunicação conta com um time de profissionais e com a expertise necessária para trazer potenciais clientes para a sua empresa.
Continue aprimorando a sua estratégia: baixe o nosso e-book focado em 5 estratégias para promover a sua empresa na internet.
No Comments