As 5 maiores vantagens da comunicação interna para a sua empresa

A comunicação organizacional é, sem dúvidas, um dos pilares estratégicos para que as empresas consigam atingir seus objetivos e metas de negócios. É por meio dela e de suas ferramentas que a organização dialoga com seu público a respeito de seus diferenciais, seu portfólio de produtos e serviços, os valores que sustentam sua atuação no mercado e sua visão de futuro.

Quando voltada para o público externo, a comunicação colabora para a construção e o fortalecimento da marca no mercado. Quando direcionada aos empregados, ajuda a construir um time engajado com os objetivos empresariais, que passa, consequentemente, a atuar também no fortalecimento da marca.

Então, uma das principais vantagens da comunicação interna é que, quando bem trabalhada,  aprimora a produtividade dos colaboradores e os transforma em vitrines da empresa, contribuindo diretamente com os esforços de divulgação no mercado.

E como é grande a lista de vantagens em investir na comunicação interna, priorizamos aqui as cinco que consideramos mais importantes. Acompanhe!

1. Contribuir com a Cultura Organizacional

Um dos papéis mais importantes da comunicação interna é ajudar a construir uma Cultura Organizacional forte e pautada na missão, na visão e nos valores da empresa.

Afinal, quando todos os materiais de comunicação e discursos dos gestores trazem as mensagens-chave da empresa e quando tais mensagens são praticadas no dia a dia por coordenadores e equipes, toda a organização percebe esse alinhamento entre teoria e prática e passa a contribuir positivamente com o clima e a cultura organizacional.

2. Envolver as pessoas nos resultados do negócio

Além de contribuir para o alinhamento de objetivos estratégicos e pilares de atuação, a comunicação interna impacta diretamente no nível de envolvimento dos diferentes setores nos resultados da empresa.

Se a empresa decide esconder seus números de performance e vendas, não pode exigir de todos os departamentos o mesmo engajamento dos setores que lidam com tais dados no dia a dia, como as áreas comercial e financeira.

Por isso, fazer comunicações periódicas a respeito dos números e resultados, bem como incentivar o repasse de informações por parte dos gestores de cada equipe, são duas práticas muito importantes para envolver todo o time na cultura de alta performance e foco em resultados.

3. Reduzir os ruídos internos

A rede não oficial de comunicação, popularmente conhecida como a “rádio peão”, sempre vai existir. É ilusório imaginar que as pessoas vão parar de fazer comentários e ter conversas paralelas pelos corredores.

Porém, quanto mais transparente for a comunicação da empresa com seus colaboradores, menor o espaço para especulações e menores os ruídos em momentos de mudanças e decisões importantes.

4. Provocar o orgulho de pertencer

Adotar uma comunicação interna consistente faz o empregado se sentir valorizado, entender os objetivos e a missão da empresa, enxergar a importância de seu papel para o bom andamento geral e acompanhar a evolução do crescimento do negócio. Com isso, ele está muito mais propenso a sentir orgulho em fazer parte do time da empresa.

E uma vez estabelecida a sensação de orgulho, esse vínculo intangível entre a organização e o colaborador, cresce consideravelmente as chances de reter os talentos, cai a rotatividade de funcionários e fortalece-se o capital humano da companhia.

5. Criar multiplicadores da marca

Além da retenção de talentos, o orgulho em pertencer é a essência de qualquer estratégia de branding. Afinal, colaboradores orgulhosos agem como verdadeiros multiplicadores da marca, recomendando a empresa para a sua rede de contatos. Por outro lado, funcionários insatisfeitos podem ser os maiores detratores de uma marca.

Então, fica claro que as empresas precisam focar recursos e esforços no aprimoramento ininterrupto da comunicação com seu time de empregados. Só assim é possível construir uma cultura organizacional de alto desempenho, satisfação e crescimento constante.

Agora que você já conhece as vantagens da comunicação interna para sua empresa, compartilhe esse artigo com sua rede de contatos nas mídias sociais e nos ajude fortalecer as boas práticas da área de Marketing e Comunicação Organizacional!

Relacionado

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.