Big Data: técnica indispensável?

Primeiramente, o termo Big Data, surgido em 2005 com o Google, pode ser explicado com base nos “3 Vs”: Volume, velocidade e variedade. Se esses três pilares forem unidos, é possível analisar todos os dados que estão públicos e compartilhados num contexto de uma empresa.

O Big Data pode ser usado para aplicar técnicas para situações empresariais diversas, que vão de planos de saúde que precisam cruzar dados dos usuários para inferir as regiões do país mais propensas a determinada doença a uma empresa de fabricação de aviões que pretende analisar inúmeros dados de suas aeronaves para detectar possíveis falhas.

Esses serviços podem ser gratuitos, como por exemplo com o Hadoop, plataforma da Open Source, usado por muitas empresas. Entretanto, o Hadoop precisa de APIs e programas que interagem com ele para funcionar. As APIs podem auxiliar em tomadas de decisões, através de métodos estatísticos, analisando o comportamento dos usuários e podem também ser responsáveis pelo agendamento de tarefas.

Apesar de exigir um trabalho maior, o Big Data não requer necessariamente que uma equipe de TI seja contratada para a sua implementação. A internet oferece plataformas prontas, como por exemplo, a Amazon Web Services, o Windows Azure e o Google Big Query. Cada um desses atende a necessidades diferentes e podem atender a diversos públicos.

Entretanto, é certo que o uso do Big Data virou um “modismo”. É importante avaliar exatamente em que esse serviço pode ajudar em sua empresa.

Fonte: Endeavor Brasil

(Alexandre Tarifa)

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