17 jul 2018 Assessoria de Imprensa e Inbound Marketing: conheça a diferença!
Uma marca precisa contar com os recursos certos para permanecer relevante em seu respectivo mercado e conseguir atrair continuamente mais clientes para as suas ofertas. No entanto, pode ser que você esteja confundindo dois conceitos bem importantes para a visibilidade e sucesso de uma empresa: assessoria de imprensa e Inbound Marketing. Ambos têm alguns elementos em comum que podem causar confusão aos que ainda não se aprofundaram a respeito dessas ideias.
Se esse é o seu caso, atenção: é necessário conhecer muito bem as suas particularidades para usar seus recursos corretamente e contar com bons resultados em suas estratégias.
Veja a seguir quais são as diferenças entre assessoria de imprensa e Inbound Marketing e de que forma você pode combinar essas duas iniciativas de maneira produtiva.
O que é assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é o setor da empresa que cuida do relacionamento dela com a mídia. É responsável por veicular comunicações oficiais para serem divulgadas em sites de notícias, jornais, revistas e TV por meio da produção de press releases e organização de eventos voltados à mídia como entrevistas coletivas.
Diferentemente de outros aspectos da comunicação de uma marca, a assessoria de imprensa não é diretamente indicada para atrair clientes. O que ela faz está relacionado a fortalecer o nome da empresa, tornando-a mais conhecida a partir da visibilidade da imprensa e emplacando a sua visão oficial sobre os assuntos.
No entanto, a assessoria de imprensa pode ser responsável por divulgar ações de marketing encabeçadas pela empresa. Afinal, é trabalho dela anunciar tudo o que é importante dentro do universo da marca.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é um tipo de estratégia desenvolvido para resolver o problema de que o público cada vez menos presta atenção em anúncios tradicionais, como comerciais de TV e banners de internet.
A solução está em produzir conteúdo interessante ao público e inseri-lo em um fluxo pautado pela progressão de um funil de vendas.
Essa estratégia funciona a partir da atração de uma massa de audiência no topo do funil que começa a ser impactada por conteúdo que a estimula a se aprofundar cada vez mais.
Quem prossegue está mais qualificado a ter perfil para virar cliente da sua empresa. Isso garante que somente o público mais interessante para você chegue até a oferta final.
O Inbound Marketing conta com a ajuda de diversos recursos para fortalecer suas iniciativas, como posts em blog, redes sociais, e-mail marketing, mídia paga, entre outros.
Qual a diferença entre assessoria de imprensa e Inbound Marketing?
Os dois são ferramentas altamente valiosas para a visibilidade e sucesso de uma empresa. Só que fazem isso de formas diferentes.
A assessoria de imprensa trabalha em função da mídia, de jornais, revistas, sites de notícias, entre outros. Já o Inbound Marketing é um mecanismo desenvolvido para atrair público para a sua oferta e engajá-lo.
Em um olhar superficial, pode parecer que ambos têm a produção de conteúdo em comum, mas é importante ressaltar que esse material é bastante diferente.
O press release tem como função entregar todas as informações que a imprensa necessita para escrever uma notícia que reflita a realidade e traga a visão daquela empresa. Já o conteúdo criado dentro do Inbound Marketing tem como objetivo atrair público e conduzi-lo pelos estágios do funil de vendas.
Ambos conceitos têm funções altamente importantes para a vida de uma empresa, sendo impensável não ter um deles.
A assessoria de imprensa é essencial para que o público que consome notícias tenha contato com a sua versão dos fatos. Já o Inbound Marketing é uma necessidade para permanecer relevante em seu mercado ao conseguir atrair público para suas ofertas de maneira orgânica.
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