Afinal, existe mais de um tipo de comunicação empresarial?

Qual é o critério para escolher a melhor forma de transmitir uma mensagem? Certamente, podemos apontar que o objetivo e público-alvo têm um papel importante nessa definição. Por isso, as organizações precisam utilizar o tipo de comunicação empresarial mais efetivo para atingir seu alvo.

Público interno, externo, parceiros, stakeholders — cada um desses grupos apresenta características e interesses diferentes, e por isso a comunicação da sua empresa precisa assumir várias faces para alcançar todos eles.

Quer saber como uma organização pode dialogar com cada grupo e as melhores práticas para obter resultados com eles? Então acompanhe o nosso post e descubra como utilizar os diferentes tipos de comunicação empresarial!

A importância da comunicação empresarial

Antes de falarmos de cada grupo, é importante ressaltarmos que a comunicação empresarial é fundamental para as organizações. Ela é uma ferramenta estratégica que serve como elo entre a companhia, seu público interno e externo.

Ao estabelecer a imagem desejada, uma empresa consegue o engajamento de seus colaboradores, o fortalecimento da relação com seus parceiros, o reconhecimento e admiração do mercado — todos com um impacto significativo em seu faturamento.

Os tipos de comunicação empresarial

Comunicação interna

O objetivo desse tipo de comunicação é dialogar com os colaboradores da empresa. Eles interferem nos resultados tanto por questões técnicas (os funcionários sabem o que e como fazer) quanto por razões emocionais, pois vestem a camisa da organização e se empenham em aumentar a produtividade.

A comunicação interna é fundamental para estabelecer procedimentos, alinhar colaboradores e cultura organizacional, criar a sensação de pertencimento, motivar e informar sobre novos produtos ou serviços com os quais os funcionários trabalharão.

Para ter sucesso na comunicação interna, algumas práticas são fundamentais:

  • não omitir detalhes dos colaboradores, estabelecendo uma relação de confiança;
  • explicar claramente as estratégias da organização;
  • ouvir o que os funcionários têm a dizer;
  • fazer reuniões frequentes;
  • utilizar meios diversificados e didáticos para transmitir informações.

Comunicação externa

Compreende as ações realizadas para atingir o mercado e promover a empresa diante de seu público externo. Expressa os valores, visão e cultura da organização, e determina o modo como o consumidor e a sociedade como um todo enxergam a marca. São as iniciativas de comunicação mais “visíveis” das companhias.

Para obter sucesso na comunicação externa, é importante:

  • conhecer bem o público-alvo e adequar o meio, mensagem e linguagem às suas características e expectativas;
  • utilizar amplamente as redes sociais como uma via de mão dupla, que torna o público mais que um mero receptor da mensagem, mas um participante;
  • recorrer a cases de sucesso, storytelling e outras estratégias que promovem a identificação com o público-alvo;
  • solucionar os problemas do cliente e evitar repercussões negativas;
  • refletir os valores reais da organização para que a comunicação seja verdadeira.

Fornecedores e parceiros

Assim como os públicos anteriores, fornecedores e parceiros também têm um relacionamento característico com a empresa, e as ações direcionadas a eles devem levar esse aspecto em consideração.

Nessa espécie de relacionamento, transparência, honestidade e seriedade são ainda mais importantes. A percepção clara de que esses valores são realmente praticados pela empresa é fundamental para que as negociações beneficiem ambas as partes.

Stakeholders

Diferentes tipos de públicos podem se relacionar com a organização. Algumas dessas relações são pautadas pela dependência, como as estabelecidas com clientes, fornecedores e colaboradores.

Entretanto, outras relações apresentam graus de distância diferentes, mas nem por isso menos importantes. Determinados grupos podem interferir e participar positivamente ou negativamente, favorecendo ou dificultando o sucesso da organização.

Esses stakeholders podem ser consultorias, redes sindicais ou setoriais, comunidades próximas, concorrentes, veículos de comunicação e outros grupos com o poder de influenciar públicos quanto à imagem da organização.

Como você pode perceber, eles não devem ser ignorados, e é importante estabelecer uma comunicação positiva e produtiva com eles. Para isso, a empresa deve:

  • conhecê-los de forma mais profunda;
  • escutar o que eles têm a dizer, estabelecendo um diálogo de mão dupla;
  • investir tempo em construir bons relacionamentos.

Entendeu em quais situações cada tipo de comunicação empresarial deve ser utilizado? Gostou do nosso post? Então não perca a chance de receber outros conteúdos imperdíveis em seu e-mail: assine a nossa newsletter agora mesmo!

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto
asdf