Tendências de comportamento do consumidor para 2021

Em 2020 a concorrência na Internet aumentou e mais pessoas começaram a investir na produção de conteúdos de qualidade e em anúncios. Esse movimento se intensificou principalmente pela pandemia, onde muitos negócios tiveram que migrar para o on-line. Com isso, os anúncios acabam ficando um pouco mais caros e é mais difícil alcançar os mesmos resultados e se diferenciar em meio a outras marcas. O público também está cada vez mais exigente e pede por conteúdos mais autênticos, originais e relevantes, além de produtos de mais qualidade e atendimento personalizado.

A pesquisa “2021 Global Marketing Trends”, realizada pela Deloitte, estima que a quantidade de comunicações de marcas que uma pessoa recebe diariamente varia entre 400 e 10 mil, dependendo do seu nível de conectividade. Por isso, o maior desafio é ter relevância.

Então, para pensar no planejamento da sua empresa em 2021, precisamos falar um pouco sobre as tendências de comportamento do consumidor para o ano que está começando. Leia o texto e saiba mais sobre 7 tendências.

Tenha um propósito, “o Cancelamento está aí!”

Quando pensamos em comportamento do consumidor é bom relembrar um pouco do que aconteceu em 2020. Muitas personalidades da internet foram “canceladas” por apresentarem comportamentos diferentes do que pregavam. Alguns exemplos são: coach de vida saudável que realizou festas com aglomerações na pandemia, marcas que realizavam anúncios em sites que divulgaram fake news, empresas que apresentaram alguma ação racista ou discriminatória e diversos outros. Esses cancelamentos estão trazendo consequências cada vez mais graves para as organizações e para as pessoas: influenciadores perderam patrocínios, marcas perderam investidores ou apresentaram queda em suas ações na bolsa, além de perder a confiança dos consumidores e apresentar queda nas vendas.

A pesquisa realizada pela Deloitte, mostra que, de cinco pessoas, quatro conseguem citar ações positivas realizadas por marcas durante a pandemia, e que, de cinco, uma ficou fortemente fidelizada por causa delas. Por outro lado, de quatro pessoas, uma abandonou uma marca por perceber uma ação negativa nesse período.

Isso acontece porque o público cada dia mais quer ter consciência de como as marcas que ele consome se posicionam e quais os valores e propósitos que elas possuem que podem contribuir para a vida em sociedade. Não é suficiente ter um bom produto e investir muito em publicidade, é indispensável ter um propósito definido e ter ações positivas que condizem com os valores da marca.

Senso de coletividade e colaboração

Quanto mais as pessoas se sentem envolvidas com alguma marca, melhor o relacionamento e mais alta é a confiança. Por isso, peça ajuda para o seu público, pense em ações que onde a colaboração dos clientes pode fazer diferença, por exemplo, a estampa de um novo produto. Crie um grupo no Facebook ou Telegram, use os Melhores Amigos do Instagram, crie um espaço onde os clientes possam conversar e debater sobre assuntos relacionados aos seus produtos e serviços e faça com que essas pessoas interajam e te ajudem a melhorar sua empresa.

Traga o cliente para perto e faça com que ele se sinta parte do seu negócio. Você verá muitos benefícios e irá conseguir entregar um produto ou serviço cada vez melhor.

Agilidade e otimização do tempo

Nossas respostas precisam ser cada vez mais rápidas para atender os consumidores. Se a sua marca usa uma rede social e demora cerca de 3 dias para responder um cliente que te pergunta o preço, muito provavelmente ele irá procurar um concorrente que o atenda com mais agilidade.

Um estudo conduzido pela ValueWalk apontou que 63% dos consumidores esperam que os negócios ofereçam suporte através de seus perfis nas mídias sociais. Isso ajuda a aumentar a confiança do consumidor mas, para que a estratégia funcione, é preciso organização, comprometimento e agilidade de resposta. 

A agilidade precisa estar em todos os canais. Se o cliente se inscrever através do site, ele espera receber um contato em até 24 horas. Por isso, em alguns casos é importante balancear a personalização do atendimento com a automatização para que o cliente não fique sem resposta.

Microinfluenciadores

O estudo “Creators e Influencers” mostra que cada vez mais as pessoas estão sendo influenciadas por micro e nano influenciadores. Olhe para o seu bairro, para a sua cidade e veja como a sua marca pode trabalhar com eles.

Os micro influenciadores valorizam mais seu produto e podem gerar ótimos resultados nas vendas se a estratégia for bem planejada.

Cuidados com a saúde e com o planeta

Pense como a sua marca pode demonstrar que se preocupa com a saúde e bem-estar do seu cliente e como ela protege os interesses da sociedade e do planeta. Com a pandemia, o comportamento de se cuidar e se preocupar com o que você come, usa ou consome se intensificou. Por isso, produtos que trazem esse conceito ganham cada vez mais mercado.

Para os consumidores, as marcas devem continuar atuando com responsabilidade e propósito depois da pandemia, sendo essa uma das prioridades máximas, segundo pesquisa divulgada pela Euromonitor International.

Além de cuidar do bem-estar dos clientes, também é importante pensar nos colaboradores e nas comunidades locais.

Hiperpersonalização

O que sua marca faz o cliente sentir na hora da compra? A experiência de compra do seu produto parece ter sido pensada especialmente para cada pessoa? Sabemos que nem sempre é possível atender todos os clientes em tempo real e dar uma atenção personalizada, mas quando o cliente se sente único e especial as chances dele voltar a comprar da sua empresa são bem grandes. Por isso, a estratégia de personalização tem um grande potencial e pode trazer benefícios para a empresa e o cliente.

Para conseguir entregar uma boa experiência de compra é necessário investir em inteligência de dados, para entregar ao consumidor, produtos que realmente satisfaçam as suas necessidades. Essa estratégia também deve ser usada no pós-venda, para entender qual a satisfação com o produto, o que pode melhorar no atendimento, o que o cliente mais gostou, entre outros, aumentando as chances de retenção e fidelização.

Desejo por conveniência

Outro dado da pesquisa Euromonitor é o desejo dos consumidores por conveniência que se intensifica no mundo pós-pandemia. De acordo com os dados coletados, eles sentem falta das comodidades que passavam despercebidas antes do abalo nos hábitos deles. Por isso, é importante adaptar a jornada do cliente para o ambiente on-line e oferecer uma experiência completa sem a interação física ou combinar o ambiente on e off-line.

Para que essa estratégia funcione de maneira efetiva é indispensável considerar as características e particularidades de cada público preferencial, tendo em vista que cada um deles possuem noções de conveniência diferentes. Por exemplo: se você possui clientes idosos e adolescentes, o seu aplicativo precisa ter adaptações pensadas para cada um deles. Além disso, é importante pensar no estoque, horário de atendimento, frete e outros detalhes.

E aí?! Preparado para melhorar o relacionamento com o seu cliente em 2021?

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