16 dez 2020 Como usar o Telegram na sua estratégia de marketing?
Um aplicativo de mensagens instantâneas gratuito que vem ganhando o coração dos profissionais de marketing e dos microempreendedores é o Telegram. Ele foi criado pelo russo Pavel Durov e tem funcionalidades parecidas com as do WhatsApp.
Através do Telegram é possível compartilhar mensagens, enviar áudios e anexos, fazer chamadas e conversas em grupos. Ele se adapta a todos os dispositivos e sistemas operacionais, pois é baseado na nuvem e pode ser utilizado na versão mobile, desktop e web. Além disso, ele é totalmente sincronizado em todos os dispositivos.
O Telegram ganhou muitos adeptos porque pode ser utilizado com o objetivo de melhorar o relacionamento e a proximidade com os clientes. Você consegue resolver dúvidas e reclamações de forma rápida, além de ter um feedback com mais informações. Sabemos que ter um diálogo próximo com a audiência pode ajudar nas vendas, no reconhecimento da marca e também na entrega de valor de um produto ou serviço.
Entre as vantagens do aplicativo Telegram estão: a possibilidade de enviar anexos de 1,5GB, enquanto o WhatsApp permite apenas arquivos de até 100 MB. Outra funcionalidade interessante é a personalização dos dados, onde é possível incluir um link para o seu site. Além disso, existe a possibilidade de acelerar a reprodução dos áudios, facilitando para aqueles que não gostam muito do recurso.
Enquanto o WhatsApp permite um número bastante limitado de pessoas por grupo, no Telegram eles podem conter até 200 mil pessoas e o seu conteúdo tem um alcance de 100% através dos canais. Além disso, os administradores podem fixar mensagens para que comunicados importantes não se percam nas conversas. Nos canais, somente os administradores podem fazer postagens, evitando que se perca o foco do grupo.
Sabemos que uma das desvantagens do Telegram é a sua popularidade, mas ele está cada vez mais popular e por isso, quanto antes você começar a se relacionar pela plataforma, mais vantagem você terá sobre seus concorrentes.
Como usar o Telegram na sua estratégia de marketing?
Grupos
Se o seu objetivo é interagir com o seu público, os grupos podem ser uma grande aposta. Você pode enviar conteúdos promocionais, pedir feedbacks, enviar conteúdos ricos e promover suas outras redes sociais como Youtube a qualquer momento e com pouco esforço. Para isso, você deverá analisar as preferências, dores e problemas do seu público e como seu serviço ou conteúdo pode ajudar a resolvê-los.
Canais
Os canais são uma maneira de fornecer as informações mais recentes ou conteúdos ricos sobre sua marca e por meio dessas informações seus seguidores podem caminhar pela jornada do cliente, para no momento certo, realizar a compra ou fechar negócio. Somente os administradores compartilham conteúdo neste caso.
Bots
Os bots são robôs virtuais usados para agilizar o atendimento e resolver problemas de baixa complexidade. Eles executam tarefas automatizadas simples e repetitivas. No caso do Telegram, eles podem estar conectados a um calendário e seguir uma estratégia agendada de compartilhamento de conteúdo, além de oferecer suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Você pode criar o seu próprio bot ou pesquisar nas bibliotecas existentes algum que realize a atividade que você deseja.
Enquetes
Para conhecer melhor seu público uma das formas mais efetivas é perguntar. Dentro do Telegram é possível criar enquetes com perguntas simples que podem gerar insights importantes para melhorar aspectos do seu negócio, como as dores ou preocupações da sua persona. Embora seja possível criá-la no formato de bot, o recurso também está disponível como se fosse um anexo que pode ser enviado em uma conversa. Depois de clicar em “Enquete”, você poderá definir os detalhes dela, como a pergunta e as alternativas.
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