05 maio 2020 A pandemia virou nossas vidas de cabeça para baixo e o que é verdade em um momento pode ser desmentido no dia seguinte
Neste momento incomum, assistimos muitos exemplos de empresas focadas em agregar valor às suas comunidades. O Facebook, por exemplo, anunciou um programa de US$ 100 milhões para apoiar pequenas empresas em 30 países na semana passada. Serviços digitais como o Google Hangouts, entre muitos outros, estão sendo oferecidos gratuitamente.
Qualquer que seja o setor, é hora de tomar uma posição, contribuir para o bem comum e se posicionar. Atualmente, marcas em todo o mundo estão trabalhando no que podem fazer para ajudar –desde fornecer alimentos frescos para populações vulneráveis até o compartilhamento de softwares sem nenhum custo. Agora é hora de fazer parte da comunidade, pensando fora da caixa.
O questionamento é: como as marcas podem contribuir para a comunidade?
As marcas precisam pensar mais sobre de que forma podem contribuir para as comunidades às quais estão servindo. Clientes em potencial e consumidores querem saber como os produtos oferecidos por suas marcas favoritas estão tornando nossas vidas coletivas –como uma comunidade– melhores. As empresas devem contribuir com algo para se tornarem mais visíveis, e devem se fazer as seguintes perguntas: O que podemos fazer pela nossa comunidade e o que somente nós podemos oferecer?
1.Pare e pense sobre seus valores, sua missão e seu propósito
Antes de mais nada, porém, analise seus principais propósitos. Quais são seus valores e como você pode contribuir com algo que esteja alinhado com eles?
Se sua empresa valoriza conexões, como você pode conectar pessoas? Talvez essa seja uma iniciativa local, como oferecer seu serviço aos líderes da comunidade ou destacar o trabalho de instituições de caridade que ajudam os idosos a se conectarem. Um toque específico, local ou pessoal, aumenta o sentimento de integração da comunidade.
Se o seu principal valor é aprendizado, você pode pensar em maneiras de educar o público, talvez, fornecendo notícias relevantes, acesso a cursos gratuitos on-line ou até mesmo colocando pessoas em contato com empresas locais que oferecem oportunidades de aprendizado.
2.Pesquise
Reserve um momento para descobrir como outras empresas da sua área estão agindo e, depois, pense em como você pode se posicionar contribuindo com algo único. Pergunte-se: o que é algo que só você pode fazer? O que seria algo único com que sua empresa pode contribuir? Ao que você tem acesso que outras pessoas não têm? Qual é a sua superpotência e como você pode usá-la para contribuir para o bem comum?
3.Use o método RID para escolher como agir
Ao decidir sobre a ação a ser tomada, use o método RID para guiá-lo em sua decisão. RID significa “Relevante, Impactante e Executável”.
- Relevante: escolha uma área relevante para sua empresa e seus clientes;
- Impactante: escolha algo significativo, que resolva um problema real e presente. Agora que estão todos confusos, as pessoas estão focando no essencial, resolvendo problemas rapidamente e efetivamente;
- Executável: pense naquilo que seu negócio pode realizar. O que você pode oferecer no curto-prazo? Quais recursos você pode juntar para esse projeto, pensando de forma realista?
4.Pense na história que você quer contar
Mesmo em um momento tão estressante, pense na história que você quer contar. Essa história deve ser relevante ao seu produto, aos seus objetivos e à comunidade da qual você faz parte. Considere esses questionamentos:
- O que você quer que seus clientes falem sobre você?
- Você está contribuindo a valores individuais, da comunidade ou de um grupo específico de pessoas?
- Como esse novo projeto se relaciona com a história da sua marca?
- Como você quer contar essa história?
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