15 maio 2018 Veja como definir um bom porta-voz para a empresa e como prepará-lo!
Entender o papel do porta-voz para a empresa é muito importante, pois existem situações nas quais a organização precisará estar em contato com a mídia — o que é muito recomendado em ações e estratégias de assessoria de imprensa.
Por isso, é preciso que haja uma pessoa responsável por ir a público sempre que for necessário. Ela transmitirá mensagens e fará recalls ou esclarecimentos sobre situações polêmicas, apresentando novidades da companhia etc.
Devido à importância da função, é fundamental ter alguns cuidados ao definir um porta-voz. Trata-se do profissional que representará a empresa tanto em momentos de crise como naqueles de promoção da marca.
Para que você saiba como definir um bom porta-voz e, também, como preparar essa pessoa, listamos uma série de aspectos que devem ser levados em consideração. Acompanhe!
Formação acadêmica
É importante que a pessoa escolhida para ser porta-voz da companhia já tenha alguns conhecimentos prévios em questões como:
- postura;
- comunicação oral;
- gesticulação;
- tom de voz;
- boa escrita;
- desenvoltura em frente às câmeras;
- facilidade para falar em público, entre outras.
Por esse motivo, é recomendado buscar por profissionais com formações acadêmicas em áreas da Comunicação, como Jornalismo e Relações Públicas. Nesses cursos, são trabalhadas as questões citadas.
Inteligência emocional
O porta-voz precisa saber controlar suas emoções, além de sempre demonstrar simpatia e cordialidade. Além disso, é fundamental ter jogo de cintura para reagir corretamente quando for questionado ou indagado de alguma forma que possa prejudicar a imagem da empresa.
Ter inteligência emocional, portanto, é algo de extrema importância. E isso vale principalmente para os momentos de crise com o público, quando situações prejudiciais à imagem da organização podem vir à tona.
Trabalho em equipe
Saber trabalhar em equipe deve fazer parte das características de um bom porta-voz, pois seu discurso precisa representar aquilo que pensam os gestores e demais líderes da empresa. É essencial saber:
- ouvir feedbacks;
- anotar sugestões;
- ouvir críticas sempre de forma positiva e como algo que agrega ao trabalho.
Conhecimento sobre a cultura da empresa
A cultura organizacional deve nortear todas as ações de uma empresa. E, por esse motivo, o porta-voz precisa conhecer muito bem quais são as diretrizes da organização que ele representa.
Indo mais além, podemos dizer que o porta-voz é a personificação da cultura organizacional para os públicos da companhia. Portanto, a pessoa escolhida precisa ter características que estejam de acordo com aquilo que a organização acredita.
Se uma empresa tem uma imagem moderna e descolada, por exemplo, seu porta-voz não pode apresentar-se vestido formalmente, de terno e gravata.
As características citadas são pré-requisitos básicos para a escolha de um porta-voz. Vale ressaltar que nem sempre será possível encontrar uma pessoa que englobe todos esses adjetivos, de modo que é necessário um trabalho em conjunto com toda a equipe de Comunicação e Marketing para que as habilidades sejam desenvolvidas e testadas.
E então? Já sabe como encontrar um bom porta-voz para a empresa? Que tal descobrir, agora, quais são as 3 vantagens do media training para as diretrizes de comunicação de um negócio? Boa leitura!
No Comments