08 maio 2018 Como os Chatbots estão mudando a forma das empresas se comunicarem?
Imagine a sua empresa sempre conectada com os prospects e clientes, oferecendo as informações necessárias no momento ideal. Esse pode ser um excelente direcionamento para a criação dos Chatbots.
Esses programas são um diferencial para melhorar o posicionamento da marca, além de contribuir para a fidelização de clientes e geração de vendas da sua empresa. Hoje, o consumidor está mais exigente e não quer esperar muito tempo para ter as suas dúvidas respondidas.
É aí que os Chatbots se mostram essenciais: com versões gratuitas e pagas, esses robôs realizam atendimentos aos usuários em sites e redes sociais a todo momento.
Neste artigo, saiba como as empresas estão usando os Chatbots para alcançar resultados de sucesso com suas estratégias.
Personalizar a comunicação da empresa
Contratar uma equipe de atendimento ao cliente é um investimento alto e possui a limitação de horário. Inserindo os Chatbots nos canais de atendimento online, uma empresa oferece as informações que o público procura, a qualquer horário e com baixo custo.
Enquanto alguns robôs já aprendem com a inteligência artificial, a maioria ainda é programada com base em regras predefinidas. Isso significa que, para cada pergunta, ele oferece um conjunto específico de respostas, sem decodificar algo que extrapole as questões definidas.
É possível dar um toque de exclusividade com essa tecnologia e criar um tom padronizado à comunicação. Quanto mais única e próxima do público a linguagem utilizada pelo robô for, mais fácil se torna trabalhar o marketing de relacionamento.
Alimentar o funil de vendas com os Chatbots
Além de usar a tecnologia para conseguir novos leads, é possível oferecer soluções para cada estágio da jornada do cliente com esses robôs.
Quando o usuário apresenta problemas mais elaborados, os Chatbots podem se encarregar de transferir o atendimento para a equipe de marketing ou vendas. Dessa forma, o prospect tem uma experiência positiva com a marca, melhorando a reputação da empresa.
Ao desenvolver ações criativas, entregando conteúdo relevante para cada etapa do funil de vendas, é possível nutrir os leads, educando-os para a solução que a sua empresa entrega. Por isso, de acordo com as dúvidas apresentadas, uma abordagem específica deve ser aplicada pelos Chatbots, considerando o grau de interação do usuário com a empresa.
Automatizar campanhas e aumentar as vendas
Empresas que desejam coletar informações ou distribuir amostras de um novo produto ao público podem integrar esse software às suas estratégias, como a Fanta fez ao adotar o Chatbot do Facebook,
Independentemente da campanha desenvolvida, integrar esse recurso pode ser uma ótima chance de melhorar o ROI (Retorno Sobre Investimento) da empresa e demonstrar um caráter inovador e profissional ao cliente.
Portanto, como apresentamos neste texto, os Chatbots têm o papel de agilizar o atendimento e melhorar o relacionamento com os usuários, oferecendo um serviço personalizado e assertivo. Por isso, não é surpresa que cada vez mais empresas estão investindo neste método inteligente e moderno de se comunicar.
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