21 jul 2014 Afinal, qual é o papel das redes sociais para o mercado?
Que as redes sociais desempenham um papel cada vez mais importante para o sucesso de marcas e empresas não é surpresa para ninguém. Praticamente todo o mundo as utiliza, mesmo que esporadicamente.
As redes sociais se tornaram um local de reunião de vários segmentos, grupos de interesse e públicos em geral. Os benefícios que essas mídias geram são inúmeros, como o aumento do conhecimento sobre a organização, produto ou serviço pelo público; a criação de percepções mais favoráveis em relação à organização, à marca e aos produtos/serviços; um melhor entendimento, pela organização, das percepções dos clientes em relação à organização, à marca e aos produtos/serviços e um desenvolvimento de atividades de marketing/comunicação direcionadas.
A ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) realizou recentemente uma pesquisa com 53 empresas que revela a maneira como elas utilizam as redes sociais. A conclusão foi que as principais finalidades se resumem ao Marketing – marketing de relacionamento, branding e comunicação.
Dessa maneira, a base estrutural para a utilização das redes sociais é o relacionamento. Se no planejamento de marketing não tiverem ações de relacionamento nas redes, a ação não alcançará a eficiência esperada.
A pesquisa também revelou que a maioria das empresas deixa a responsabilidade de planejamento de redes sociais para a área de comunicação, e não de marketing. O que prova que as redes sociais são encaradas como mídia e não como ambiente de relacionamento. E talvez seja por isso que elas não sejam encaradas como um fator chave de sucesso e sim como ferramenta para aumentar o engajamento.
Além disso, também foi revelado que quase metade das empresas analisadas não fazia outro tipo de relacionamento com os clientes a não ser os mais tradicionais, como reuniões e telefonemas. Ou seja, se não fossem as redes, os clientes e os públicos não estariam familiarizados com as respectivas marcas.
Quando perguntadas sobre o treinamento de empregados responsáveis pelas ações de marketing nas redes, 70% das empresas responderam que não fazem. Dado assustador, considerando a responsabilidade e impacto que tem o planejamento de marketing através dessas mídias.
Para concluir, quase 60% das empresas responderam que têm como principal desafio descobrir como ganhar dinheiro através das mídias sociais. A resposta parece estar em deixar de enxergar as redes apenas como ferramenta para aumentar o engajamento e passar a focar no marketing para a venda de produtos e marcas.
Fonte: PubliMinas
Jony Lan
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