01 set 2017 5 tendências de tecnologia na comunicação interna
Manter os colaboradores bem informados sobre o dia a dia da empresa é essencial para que eles estejam sempre motivados. Uma das melhores maneiras de turbinar os canais de diálogo com os empregados é usar a força da tecnologia na comunicação interna.
Neste post, mostraremos por que a tecnologia é uma aliada poderosa do RH e apresentaremos algumas tendências inovadoras da comunicação interna que ganharam destaque nos últimos anos.
Antes, os murais e memorandos conseguiam cumprir bem o papel de canais de comunicação que falavam diretamente com os funcionários. Hoje, porém, esses métodos precisam ser complementados por soluções tecnológicas de comunicação interna, que proporcionam maior agilidade, dinamismo e atratividade às mensagens transmitidas. Dessa forma, as empresas tendem a engajar os colaboradores de forma mais efetiva.
Veja agora as principais tendências tecnológicas que vão ajudar a superar os desafios da comunicação interna da sua empresa:
1. Intranet
Um sistema de intranet funciona como uma rede de internet exclusiva da empresa que pode ser acessada somente por quem trabalha nela. Essa é uma ferramenta adotada por muitas companhias que buscam mais agilidade no processo de comunicação.
Com a intranet, é possível disparar comunicados em massa com apenas um clique, além de possibilitar outras aplicações, como consulta de banco de horas, realização de solicitações de almoxarifado e muito mais.
2. Redes sociais corporativas
Essa tendência é ideal se a sua empresa tem vontade de interagir mais com os colaboradores. Por meio de uma rede social corporativa, é possível compartilhar arquivos e mensagens. O feedback em tempo real também é um diferencial.
O próprio Facebook, a maior rede social do mundo, está investindo em plataformas corporativas. Recentemente, a companhia lançou o Workplace, uma rede social criada especialmente para a comunicação interna das empresas.
3. TV corporativa
Essa aplicação da tecnologia na comunicação interna permite que a sua empresa conte com o seu próprio canal de televisão. A programação pode variar entre informativos internos, notícias do mundo e até matérias de saúde e bem-estar.
Os televisores devem ser colocados em pontos estratégicos, como refeitórios e salas de descanso, para que os colaboradores possam aproveitar de verdade os conteúdos. Uma TV corporativa é um meio de comunicação altamente atrativo e envolvente.
4. Chatbots
Um chatbot é um programa de computador que serve para desenvolver conversas personalizadas. Essa tecnologia pode ser utilizada para automatizar alguns aspectos da comunicação interna da sua empresa.
Os chatbots são úteis para responder automaticamente a perguntas comuns sobre horário de funcionamento de determinado setor ou sobre documentos necessários para que o funcionário tenha acesso a um benefício.
5. Blog corporativo
O blog corporativo é uma das ferramentas de comunicação interna mais econômica e eficaz. Nele, é possível divulgar notícias, informações, comunicados e ainda trabalhar o lado humano da empresa.
Planejar uma série de posts que contam a história dos colaboradores com mais tempo de casa ou criar publicações que mostrem as áreas de destaque da empresa é uma boa maneira de gerar integração por meio do blog corporativo.
Neste post você aprendeu mais sobre o uso da tecnologia na comunicação interna e conheceu cinco tendências para dinamizar os processos de comunicação da sua empresa. Expanda os seus conhecimentos baixando o nosso guia completo sobre comunicação interna.
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