06 abr 2017 5 maiores dúvidas sobre assessoria de imprensa
A maioria dos profissionais de marketing já se deparou com o termo “assessoria de imprensa” em algum momento de sua carreira. Alguns até conhecem os objetivos e formatos dessa estratégia de comunicação, mas há quem se vê rodeado de dúvidas sobre o assunto.
Para esclarecer as interrogações e confusões mais comuns, preparamos uma lista especial com as perguntas e respostas sobre o tema. Continue nos acompanhando e confira as vantagens do serviço!
1. Afinal, o que é assessoria de imprensa?
Trata-se de uma estratégia de comunicação focada em divulgar uma empresa, produto, serviço, marca ou instituição em meios de comunicação — como revistas, jornais, TV e portais de notícias.
No entanto, essa divulgação ocorre de forma espontânea, e não de forma “patrocinada” — como acontece em anúncios nos quais é necessário pagar pelo espaço na mídia.
Assim, a assessoria de imprensa busca inserir uma empresa em releases, artigos e reportagens relevantes para o público, sem que haja qualquer publicidade direta no conteúdo.
2. Como é feita uma assessoria de imprensa?
A estratégia é planejada e conduzida por jornalistas com uma ampla rede de contatos na grande mídia. Tudo começa com a avaliação completa do cliente: seu mercado, concorrentes, público-alvo, pontos fortes e história.
Com base nessas informações, o assessor de imprensa definirá as pautas de maior relevância para o assessorado, ou seja, os temas que possam gerar interesse na mídia sobre sua empresa.
Na sequência, o assessor fará contato com editores influentes de meios de comunicação específicos para oferecer a pauta e agendar entrevistas (follow-up).
Para garantir a qualidade do conteúdo a ser publicado, ele acompanhará todo o processo de redação, certificando-se de que a pauta está sendo abordada da melhor maneira possível!
3. Quais são os resultados?
Sem dúvidas, o aumento na credibilidade e o fortalecimento do brand awareness, ou seja, da consciência de marca, são os principais resultados da assessoria de imprensa.
Em outras palavras, os conteúdos editoriais vão influenciar positivamente a percepção dos investidores e consumidores sobre a sua empresa, já que a leitura será relevante e permissiva — ao contrário dos anúncios publicitários que, quase sempre, são invasivos.
4. Qual é o ROI (retorno sobre investimento) dessa estratégia?
Como a assessoria de imprensa não é uma campanha de marketing, é impossível mensurar um retorno em aumento de vendas, por exemplo.
Nesse formato de estratégia, mede-se o valor e impacto gerado para a marca a partir dos seguintes indicadores:
- número de publicações na mídia;
- engajamento com o conteúdo (quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos).
Assim, o ROI será medido por meio da clipagem das publicações e dos relatórios de envolvimento social!
5. Como saber se estou contratando uma boa assessoria de imprensa?
A resposta é simples: basta verificar o portfólio da empresa, cases de sucesso e depoimentos de outros clientes.
Essa é a maneira mais efetiva de conhecer o comprometimento e profissionalismo de uma equipe de assessores de imprensa e descobrir se existe excelência no serviço prestado. Por isso, não hesite em solicitar links de matérias já publicadas e referências diretas antes de fechar o contrato com uma assessoria!
Para se aprofundar mais no assunto e conhecer outros detalhes sobre esse formato de estratégia, baixe gratuitamente nosso Guia de Assessoria de Imprensa!
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