17 nov 2016 Entenda a importância dos indicadores de comunicação interna
Adotar estratégias de endomarketing e comunicação interna é fundamental para qualquer empresa. No entanto, apenas realizar ações, sem mensurá-las, não proporcionará os resultados esperados.
A mensuração dos resultados de comunicação interna é fundamental para se posicionar de forma estratégica no mercado e garantir que seus investimentos sejam realizados de acordo com o planejamento. Além disso, indicadores de comunicação interna permitem verificar se as ações implementadas alcançaram os objetivos desejados.
A maioria das empresas reconhece a importância da comunicação interna e considera seus funcionários um de seus públicos mais estratégicos e significativos. No entanto, sem a comprovação de resultados por meio de métricas e relatórios, a área pode passar a ser considerada secundária e intangível.
Quer entender a importância dos indicadores de comunicação interna e descobrir que diferença isso pode fazer no seu negócio? Acompanhe:
Tipos de indicadores de comunicação interna
Em seu livro “Endomarketing Inteligente”, Daniel Costa classifica os indicadores de comunicação interna em diretos e indiretos.
Os diretos são aqueles específicos da área (medem os processos, os canais, o efeito motivacional e as campanhas) e os indiretos são aqueles que contribuem para os macros resultados da empresa (dos negócios, da gestão e da liderança).
Há também uma diferença entre medir a eficiência e a eficácia. Por exemplo, para avaliar a satisfação dos funcionários em relação aos canais de comunicação interna, mede-se o processo. Portanto, a eficiência deles. Caso o desejo seja medir o entendimento das mensagens, a mensuração será da eficácia.
Conheça alguns benefícios que comprovam a importância dos indicadores de comunicação interna:
1. Aumento da produtividade
Funcionários bem informados, que se identificam com os valores da companhia, são mais produtivos.
Nesse sentido, a comunicação interna é primordial para que os colaboradores recebam informações objetivas e diretas, por meio das mais diversas plataformas. Assim, eles se sentem parte do negócio e entendem a importância que possuem para o sucesso da empresa.
Sobretudo, é possível avaliar qual a contribuição das ações de comunicação para o aumento da produtividade. Para isso, podem ser escolhidos indicadores mensuráveis como a quantidade de metas cumpridas em um determinado período, a porcentagem de redução de horas extras e a redução de tarefas que precisam ser refeitas.
2. Efeito motivacional
O indicador que mede o efeito motivacional da comunicação interna avalia o impacto das ações da área para o engajamento dos profissionais no trabalho e sua motivação pela própria empresa. E para saber de forma precisa como os funcionários se sentem em relação à motivação, o ideal é que o acompanhamento dos processos de comunicação seja feito por um profissional da área da psicologia.
Dessa forma, o psicólogo poderá orientar as ações de comunicação para que elas sejam mais assertivas, além de, eventualmente, conversar com os colaboradores e detectar possíveis problemas.
Afinal, engajamento e motivação são dois fatores extremamente importantes para que a empresa alcance resultados extraordinários. Inclusive, uma pesquisa da consultoria Right Management comprova: colaboradores motivados produzem até 50% mais (e melhor) do que os que atuam no “piloto automático”.
3. Participação nos canais de comunicação
A comunicação interna também pode ser interativa. E com todo o potencial oferecido pela internet, isso se tornou uma tarefa fácil para as empresas, que podem criar até mesmo mídias sociais internas, como fóruns de discussão via intranet.
A participação dos colaboradores nesses canais também deve ser vista como um meio de mensurar resultados na comunicação interna, pois caso haja pouca adesão, é sinal de que os funcionários não estão se sentindo à vontade para colaborar com os processos organizacionais propostos.
4. Aumento da satisfação de clientes
Para que a sua empresa conquiste clientes satisfeitos, é precisa ter, antes de tudo, funcionários satisfeitos. Isso é possível quando a informação chega em primeira mão para os colaboradores e eles se sentem respeitados e bem tratados.
Consequentemente, isso contribui para o aumento do senso de pertencimento e incentiva a cocriação e a colaboratividade, inclusive em relação aos conteúdos dos canais de comunicação interna.
Um exemplo de índice do aumento da satisfação dos clientes, diretamente relacionado à comunicação interna, é a diminuição das queixas por mau atendimento, seja ele realizado pessoalmente, através de SAC telefônico ou por chat.
5. Diminuição dos rumores
Os rumores e fofocas da “rádio-corredor” são muito prejudiciais às empresas, pois esse tipo de informação não é oficial e pode sofrer influências negativas ao serem repassadas.
Com a comunicação interna bem estruturada e os colaboradores engajados em suas atividades, esse problema certamente irá diminuir consideravelmente.
6. Redução dos acidentes de trabalho
Você sabia que grande parte dos acidentes de trabalho que ocorrem nas empresas, principalmente nas indústrias, está relacionada à falta de comunicação? Isso acontece porque os funcionários — principalmente os novatos —, podem não ter total conhecimento da forma como funciona uma máquina, por exemplo.
Para evitar situações como essa, é papel da comunicação interna desenvolver materiais informativos para os processos produtivos da empresa, o que também pode servir como um dado a ser mensurado.
Dessa forma, o menor número de acidentes de trabalho na empresa pode garantir que a comunicação interna está gerando resultados positivos para a organização.
7. Melhora do clima organizacional
O clima organizacional engloba desde a percepção que os funcionários têm da empresa em si, de como a gestão é executada e qual a visão sobre as lideranças. Ele também envolve questões como relacionamento entre áreas/equipes e percepção sobre o salário e os benefícios.
Uma vez que a comunicação interna promove ações e campanhas que melhoram a percepção dos funcionários para esses fatores, tais melhorias possibilitam que a visão deles, na pesquisa de clima, seja a mais positiva possível.
Recomenda-se que a pesquisa de clima organizacional seja feita pelo menos uma vez ao ano. Somente assim a comunicação interna poderá ser melhor projetada, uma vez que o cenário interno passa por mudanças frequentemente.
8. Diminuição da rotatividade de funcionários
Uma dificuldade bastante presente no cotidiano de muitas empresas é a alta rotatividade de funcionários.
O problema, no entanto, e ao contrário do que muitos pensam, não está relacionado apenas aos colaboradores que abandonam os seus postos de trabalho, mas também aos processos organizacionais, quando não são bem estruturados.
Se a empresa valorizar os seus colaboradores e garantir que eles façam parte da cultura organizacional como um todo, certamente eles pensarão duas vezes em deixar o cargo quando forem assediados por outras organizações. Assim, eles vão refletir se vale a pena trocar o certo pelo duvidoso.
Como você pode perceber, os indicadores de comunicação interna medem a eficiência e a eficácia da área (e de suas ações, canais e campanhas), além de elevá-la ao patamar de área estratégica da companhia. Além disso, a mensuração também auxilia a manter e a ampliar os aportes financeiros destinados para o departamento.
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