Iphone com diversos ícones de redes sociais

Como utilizar as redes sociais em benefício do meu negócio?

As redes sociais dominaram a internet. Basta olhar ao seu redor para constatar que a maioria das pessoas está com um smartphone em mãos ou sentadas diante de um notebook, navegando pelos seus feeds e timelines.

Diante desse cenário potencialmente (e economicamente) rico, muitos poderiam dizer que utilizar as redes sociais em benefício do negócio se trata apenas de criar uma conta e começar a publicar. Divulgar produtos, preços e quaisquer tipos de conteúdo, de qualquer maneira, seria o suficiente, afinal o que interessa é a visibilidade.

Mas esse pensamento está errado! Utilizar as redes sociais para aumentar as vendas, o engajamento dos usuários e expandir a visibilidade do seu negócio requer bem mais que isso.

Então, como utilizar as redes sociais em benefício do negócio? Continue a leitura para descobrir!

Escolhendo qual rede social utilizar

O primeiro passo para o desenvolvimento de uma boa estratégia é a escolha da rede social certa. As opções são muitas e você deve tomar essa decisão com base na natureza e segmentação do seu negócio e do tipo de conteúdo que você pretende produzir e compartilhar.

Construindo um planejamento estratégico

Utilizar as redes sociais sem planejamento é como estar a bordo de um caminhão desgovernado: não se sabe o que vai acontecer. Nesse sentido, ter um planejamento é ter o controle das suas ações, estratégias bem definidas e, na medida do possível, previsão dos resultados.

Assim, um dos principais aspectos a serem estabelecidos são os seus objetivos para utilizar as redes sociais. Por exemplo: aumentar a visibilidade da marca e promover a empresa na internet, melhorar o relacionamento com o cliente, buscar engajamento por parte do público, educar as pessoas para um determinado assunto ou aumentar as vendas.

Além disso, é necessário definir quem é o seu público-alvo. Conheça seus principais aspectos comportamentais, como, quando e o que ele compra, quais são seus hábitos cotidianos e seus desejos.

Produzindo conteúdo relevante

Também parte fundamental do planejamento, o conteúdo deve ser um material único e exclusivo, com temática condizente com o universo cognitivo do seu negócio, além de útil e relevante para a sua persona (definida anteriormente no planejamento). Ele é o que de fato atrai o seu público para utilizar as redes sociais da empresa.

Se você tem um pet shop, por exemplo, uma boa dica de conteúdo para utilizar as redes sociais são dicas sobre como cuidar dos pets em casa, orientações para educar os bichinhos, passeios e melhores rações. Tudo isso pode ser produzido em diferentes formatos: posts, infográficos, galeria de imagens e vídeos. Além do conteúdo em si, você deve se preocupar com a frequência e o horário das postagens, que diferem muito em função da plataforma escolhida e do público-alvo definido.

Enfim, essas foram as nossas dicas de como utilizar as redes sociais para aumentar as vendas e expandir um negócio. Lembre-se que é preciso escolher adequadamente a plataforma que tem a ver com o core business da sua empresa e ter uma boa estratégia de atuação.

Que tal continuarmos a discussão sobre como utilizar as redes sociais para melhorar a visibilidade do seu negócio nos comentários abaixo? Participe deixando o seu!

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