18 ago 2016 Conheça as melhores ferramentas de Marketing Digital para usar em seu negócio
O Marketing Digital, apesar de ser uma área de origem relativamente recente, mudou completamente as possibilidades e as regras para as empresas engajarem e adquirirem novos clientes. Por isso, independentemente do tamanho do seu negócio, você pode começar rapidamente a se beneficiar das enormes capacidades das ferramentas de Marketing Digital.
Pensando nisso, montamos uma lista com as melhores soluções digitais de Marketing que sua empresa pode começar a utilizar imediatamente, levando em conta os sites e os aplicativos com melhor custo-benefício e facilidade de uso. Confira!
Análise de métricas
No mundo do Marketing Digital, as métricas são importantíssimas para a avaliação precisa da performance de seus sites e das suas estratégias digitais. Dados como número de acessos, cliques, tempo de permanência, tráfego orgânico são essenciais para analisar e modular o sucesso de suas investidas.
O Google Analytics é uma opção gratuita e extremamente intuitiva para a avaliação de métricas e performance de seus sites. Opções como o Similarweb e o Quick Sprout oferecem possibilidades mais complexas em troca de um baixo custo de investimento.
Pesquisas de público e palavras-chave
Nenhuma estratégia de Marketing Digital funciona sem um amplo conhecimento do público-alvo de sua empresa — seus desejos, interesses e anseios — assim como as palavras-chave mais relevantes e alinhadas com seu modelo de negócio.
Para ter essas informações em mãos, você terá que utilizar ferramentas que façam pesquisas online com um grande número de pessoas, como o SurveyMonkey, site especializado na formulação e distribuição fácil de questionários personalizados.
Para suas palavras-chave, utilize opções gratuitas do Google como o Keyword Planner e o Trends ou pagas como o SEMrush, que fornecem dados sobre as palavras e tópicos que mais vão otimizar suas estratégias digitais, de acordo com o volume de procura e popularidade destes.
Geração de leads
Para ampliar sua base de clientes em potencial, você vai precisar engajar seu público e anunciar seus serviços de uma maneira orgânica e eficiente. Para isso, poucas estratégias de Marketing são mais fáceis de usar e trazem retornos tão rapidamente quanto o e-mail marketing, que é especializado na captação de leads por meio de um poderoso esquema de disparo de e-mails.
Sites como o MailChimp e o MadMimi são de baixo custo e grande usabilidade, permitindo a criação de estratégias complexas e automatizadas para seus e-mails, fornecendo também testes A/B para verificar sua eficiência.
Otimização de sites e redes sociais
Para melhorar as capacidades de suas mídias digitais, você deve ter um bom rankeamento em ferramentas de busca como o Google, além de ter uma boa cobertura com suas redes sociais (Facebook e Twitter, por exemplo).
O Traffic Travis é uma das melhores soluções disponíveis — e gratuitas — para analisar e otimizar o SEO de seus sites, melhorando sua posição em sites de busca. Já o SocialBakers é especializado em melhorar a influência e eficiência de suas redes sociais.
Dica extra: as ferramentas de Marketing Digital devem trabalhar em sinergia
As ferramentas de Marketing Digital que mostramos são apenas algumas das várias opções gratuitas e pagas que existem no mercado atual. É interessante lembrar que, para estratégias eficientes e flexíveis, você deve usar essas soluções de maneira sinérgica, em que você possui controle sobre os diversos aspectos de suas campanhas e suas possibilidades são reforçadas por um uso conjunto das ferramentas.
E aí, gostou de saber mais sobre essas ferramentas de Marketing Digital? Por que você não aproveita para compartilhar esta lista com seus amigos e espalhar as dicas?
No Comments