08 set 2015 Gilberto Dimenstein ministra palestra em BH sobre novas tecnologias
O impacto das novas tecnologias na comunicação e na sociedade como um todo foi o foco de palestra ministrada pelo jornalista Gilberto Dimenstein no Teatro Sesiminas, no dia 27 de agosto. Integrando a programação do projeto Gestão e Competitividade, realizado pelo Ciemg e Sebrae-MG, o evento também abriu espaço para discussão de temas como a economia compartilhada, o atual momento político vivido no Brasil, educação à distância e comportamento do cidadão na contemporaneidade.
Para ele, a explosão da comunicação em rede tornou o mundo mais transparente, já que a internet disponibiliza a cada minuto uma quantidade de informações jamais imaginada em toda a história humana. “A crise que vivemos atualmente deriva em grande parte da comunicação. Isso porque o poder funciona de forma analógica e a sociedade está cada vez mais digitalizada. Com isso, ficou mais difícil mentir. A disputa em favor de interesses pessoais sempre existiu, mas agora a informação está mais concentrada e ao alcance das pessoas”, analisa.
Nesse contexto, o cidadão passa a ser um “cidadão comunicante”, já que tem o poder de buscar a informação que precisa e reinterpretá-la sem o intermédio da mídia tradicional e dos jornalistas. Em sua apresentação, comentou também que a internet amplificou não só o acesso à informação, mas também deu ao usuário o poder de comentar, mostrar sua opinião e compartilhá-la com outras pessoas. “Hoje, qualquer um, não só cidadão, mas também quem produz ou presta serviços é um instrumento de comunicação”, afirmou.
Dimenstein pondera, no entanto, que essa abundância de informações não se reverte necessariamente em conhecimento. “Para lidar com tudo isso, mais que nunca, é preciso estarmos preparados e isso não se dá sem educação. Caminhamos para o consenso de que, sem educação, não há nação civilizada”, diz.
Para finalizar sua fala, o jornalista contou a história da criação do site Catraca Livre, do qual é coordenador. O portal recebe até 50 milhões de acessos por mês e, em 2013, foi escolhido por um júri formado por especialistas em tecnologia da informação da Universidade de Oxford, BBC e Financial Times uma das 100 mais inspiradoras inovações digitais para a mudança social.
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