05 set 2016 6 vantagens da assessoria de imprensa para as empresas
Durante as décadas passadas, a assessoria de imprensa tinha que lidar com uma comunicação mais lenta, que se resumia aos veículos tradicionais, como jornais, rádios e televisão. Agora o momento é outro, com a internet, a comunicação ganhou uma velocidade muito maior e assegurar e garantir a boa reputação e imagem de uma empresa se tornou ainda mais importante e necessário.
Veja a seguir algumas vantagens que destacamos para que você considere a importância da assessoria de imprensa na sua empresa. Confira!
1. Fortalecimento de imagem
Muitos acreditam que a assessoria de imprensa trabalha apenas gerenciando momentos de crise, mas isso não é verdade. O principal trabalho da assessoria é fortalecer a imagem de uma empresa de forma que, quando a crise acontecer, nada consiga abalar a imagem construída.
2. Potencialização do marketing da empresa
Quando a equipe de imprensa trabalha em conjunto com o departamento de marketing de uma empresa, os resultados são ainda maiores. Isso porque a linguagem expressada pelas duas áreas deve ser a mesma, é necessário haver uma identificação no discurso.
Além disso, os dois departamentos trabalham em funções de análise do cenário e público, assim, um pode fornecer informações importantes que contribuam com as estratégias do outro, ou ainda melhor, de forma que os dois trabalhem em conjunto.
A assessoria também é importante para ajudar a divulgar eventos, ações e publicidades criadas pelo marketing, mas com um tom mais jornalístico e de utilidade. A equipe de assessoria também pode gerar mídia espontânea sobre os resultados e o sucesso das ações.
3. Transparência oferecida pela assessoria de imprensa
Para fortalecer a imagem de uma empresa é preciso gerar confiança no público, isso é possível pela transparência. As assessorias de imprensa são responsáveis também por essa função.
Por meio de notas oficiais, comunicados à imprensa e releases, é possível disseminar não apenas os valores da companhia, como também, o ponto de vista da empresa diante de alguns fatores que afetam seu público direto.
4. Gerenciamento de crise
Quando a empresa passa por alguma crise, como problemas numa prestação de serviços ou um produto, rapidamente isso vira notícia negativa, principalmente, nas redes sociais, onde facilmente as pessoas conseguem publicar vídeos, fotos e depoimentos.
A assessoria de imprensa deve estar preparada para esses momentos de crise, com um porta-voz bem treinado, por meio de media training, profissionais especialistas em redes sociais e, principalmente, um discurso proativo e transparente que possa ser utilizado em uniformidade por todos que estão à frente da companhia.
Nesses momentos, é sempre importante falar e tomar uma posição, afinal, se a sua empresa não se manifesta, serão os outros que irão falar por você.
5. Contratação de bons profissionais
Pode parecer que não há relação nenhuma aqui, mas quando uma empresa está na mídia e é bem conhecida, todos querem fazer parte do time. Assim, as chances de profissionais bem qualificados, com excelente formação e experiência procurarem sua empresa com um currículo em mãos são maiores.
6. Posicionamento no Google e em outros buscadores
A assessoria é responsável por emplacar notícias sobre a sua empresa em veículos de comunicação, inclusive, nos sites e portais de notícias. Quando essas reportagens aparecem com um link para o site da sua empresa, aumenta a relevância dele e o posicionamento nas buscas do Google e de outros buscadores.
Então, o que achou das vantagens em ter uma assessoria de imprensa na sua empresa? Você pode acompanhar outros conteúdos importantes para o seu negócio curtindo nossa página no Facebook e acompanhando nossas postagens.
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