12 jul 2016 5 dicas para impulsionar as redes sociais da sua empresa
As redes sociais são, na atualidade, um dos principais canais de comunicação entre as empresas e seus consumidores. Dessa maneira, elas representam também poderosas ferramentas para conquistar mais oportunidades de negócios.
Porém, como fazer para ter sucesso nessas plataformas e conquistar mais clientes? O que deve ser considerado na construção das estratégias de marketing para as redes sociais?
No post de hoje, vamos falar sobre algumas ações que podem fazer as redes sociais impulsionarem os seus negócios. Confira nossas 5 dicas de ouro, logo abaixo:
Faça uma boa curadoria de conteúdo
Antes da popularização da Internet e do marketing de conteúdo, nós éramos bombardeados diariamente por uma infinidade de ações de Outbound Marketing – o “Marketing de Saída”.
Basicamente, o que caracteriza o Outbound Marketing são as estratégias de interrupção. Um exemplo básico disso são os intervalos de um filme na TV para exibição de propagandas. O problema é que ninguém gosta de ser interrompido!
Para conquistar a atenção dos usuários de redes sociais, é importante fazer uma boa curadoria de conteúdo. Isso possibilitará à página da sua empresa vencer a resistência natural do público a qualquer coisa que pareça uma propaganda. Uma boa dica é ficar ligado nas métricas de resposta (curtidas, RTs) para avaliar qual tipo de conteúdo agrada mais seus fãs.
Interaja com seus seguidores
Uma das principais regras das redes sociais diz que se você não iniciar uma interação com alguém, ninguém vai interagir de volta. Como mencionamos, as pessoas possuem certa resistência ao marketing e, por isso, vão evitar o contato com perfis de empresas. Portanto, é essencial que a própria marca cultive os relacionamentos. Quando um seguidor deixar um comentário nas suas publicações, responda! Instigue as pessoas a comentarem, darem curtidas e RTs, pois essas atitudes fortalecerão sua marca.
O Facebook, por exemplo, usa a quantidade de interações dos seguidores (curtidas, comentários) para determinar o alcance orgânico das postagens de uma página. Quanto mais interações ocorrerem, menos haverá a necessidade de pagar por impulsionamento de postagens.
Alterne posts de nutrição e direcionamento
Existem dois tipos de postagens em redes sociais de empresas: nutrição e direcionamento de público.
Nas postagens de nutrição, a página oferece conteúdo qualificado e de interesse dos seus seguidores. A ideia é fazê-los ficarem mais conectados e interagirem com a marca.
Nos posts de direcionamento, a empresa, normalmente, divulga um link de alguma landing page para tentar direcionar os seguidores para uma compra ou interação mais estreita com o negócio.
O mais interessante para a empresa é alternar postagens dos dois tipos. Teste frequências diferentes para descobrir o que funciona melhor com seu público.
Use as opções de direcionamento
O Facebook oferece uma opção interessante de segmentação e direcionamento das suas publicações para determinados tipos de público. Por exemplo, a pgina pode preparar um post interessante com uma imagem chamativa e direcioná-lo apenas para jovens até 22 anos.
Mas qual é a vantagem de exibir posts para um só grupo de pessoas, se é possível mostrar para mais gente? A razão dessa estratégia tem a ver com o alcance orgânico do Facebook. Em vez de mostrar suas publicações para todos os seguidores, o Facebook as exibe apenas para uma pequena parcela deles. Essa fatia do público gira em torno de 5% do total de fãs da sua página.
Por isso, é mais vantajoso fazer um post focando em um grupo – mulheres, por exemplo – e direcioná-lo para esse público, aumentando assim a probabilidade de interações e, por consequência, o aumento do alcance orgânico.
Ache sua linguagem e posicionamento
Nem tudo que é popular na Internet vai funcionar para sua empresa. Hoje em dia, muitas páginas apelam para uma linguagem divertida, usando memes e imagens engraçadas. Mas isso não vai, necessariamente, funcionar com o seu público.
Mais do que replicar as técnicas consagradas, sua empresa deverá encontrar linguagem e posicionamento próprios, sempre se baseando no seu público-alvo. Isso vai gerar mais identificação, proporcionando uma conexão natural e duradoura.
Então, o que você achou das nossas dicas para impulsionar as suas redes sociais? Se você gostou desse artigo, compartilhe-o no Facebook e no Twitter para saber qual a opinião dos seus amigos sobre o assunto!
No Comments