12 jul 2017 10 melhores práticas de comunicação nas redes sociais para sua empresa
A comunicação nas redes sociais deixou de ser algo opcional para as empresas: para ter sucesso hoje, é fundamental que a organização marque presença online, agilizando a comunicação com clientes e prospects.
Pensando na importância desse tema, listamos aqui as 10 melhores práticas para alavancar os resultados da sua empresa. Confira!
1. Interação com o público
O segredo de redes sociais bem-sucedidas é saber interagir com o público. Portanto, é fundamental que haja uma pessoa disponível para responder as dúvidas da forma mais rápida e prestativa possível.
Criar publicações que estimulem a interação também é fundamental. Na hora de montar seu roteiro de postagens, tenha em mente publicações diferenciadas que impliquem interação com o público, com chamadas envolventes e divertidas.
A brincadeira de “marcar um amigo que” e relacionar o assunto com o universo da sua empresa também é uma estratégia para aumentar a interação.
2. Bom atendimento
Prestar atendimento pelas redes sociais é o objetivo da estratégia. Além de mostrar que sua empresa está mais presente no mundo digital, é preciso garantir um bom atendimento para o seu público.
Tenha um profissional dedicado a tirar as dúvidas que podem surgir e ajudar seus clientes e prospects a resolverem possíveis problemas.
O atendente de redes sociais é uma peça-chave para o desempenho da empresa. Isso porque, felizmente, ele está em contato diariamente com o cliente e suas dificuldades — e essas informações podem ser cruciais para a melhoria do negócio.
3. Escolha das redes sociais certas para o negócio
Um dos segredos para um bom investimento nessa área é saber escolher a rede social certa para investir. Não é preciso se cadastrar em todas para conseguir falar com o seu público. Para descobrir em quais delas você realmente tem que estar, lance mão do estudo de personas.
Nesse momento, é preciso ter um grande conhecimento do seu público para identificar em qual rede social ele está inserido e onde costuma procurar por informações relevantes.
4. Produção de vídeos para as redes sociais
O audiovisual é o futuro das redes sociais e cada vez mais as pessoas têm dado preferência a esse tipo de conteúdo ao acessá-las.
Isso não quer dizer, no entanto, que você precisa gastar muito dinheiro para produzir vídeos. Algumas mídias sociais, como o Facebook, já disponibilizam uma forma de publicação que cria vídeos a partir de fotos e fundos musicais livres de direitos autorais.
Em outras situações, como para a exibição de depoimentos de clientes, a fim de mostrar a estrutura da empresa ou, até mesmo, para dar dicas e oferecer outros conteúdos informativos, o vídeo também pode ser uma boa opção para chamar a atenção das pessoas.
5. Uso de transmissões ao vivo
Se os vídeos estão em alta, podemos dizer o mesmo das transmissões ao vivo, que fazem muito sucesso e geram muito engajamento em redes sociais, como o Facebook e o Instagram. A ideia é que você utilize o espaço para se relacionar com o público, esclarecendo dúvidas que as pessoas possam ter sobre o assunto, mostrando a cobertura de um evento etc.
6. Estabelecimento de uma narrativa padrão
É preciso que você adote um estilo próprio para os textos, imagens e vídeos produzidos para as mídias da sua empresa. Companhias que se direcionam ao público jovem podem ser mais bem-humoradas e utilizar brincadeiras, piadas e memes em suas mídias, mas o mesmo não ocorre em empresas que têm um perfil mais sério.
Ao desenvolver a narrativa padrão das suas mídias, portanto, é fundamental ter conhecimento da persona do seu negócio.
7. Análise do comportamento dos concorrentes
Se os seus concorrentes também estão nas redes sociais, observar o comportamento deles é algo primordial. Atente-se e tente descobrir quais são as estratégias que eles estão utilizando para engajar o público.
Conhecendo os concorrentes, você pode estar sempre à frente deles, aproveitando para observar os erros que eles cometem ao se posicionarem para o público e evitando-os.
8. Definição de objetivos e metas
É preciso que haja um planejamento estratégico nas suas mídias sociais. Isso quer dizer que você precisa montar um calendário editorial com datas comemorativas, tipo do post que utilizará em cada dia da semana etc.
Além disso, cada post precisa ter metas a serem cumpridas. Caso você esteja promovendo um link para o site ou blog da empresa, é possível definir uma meta de cliques e visitas. Ao analisar o cumprimento ou não da meta, você poderá adaptar a estratégia para ocasiões futuras, fazendo alterações, se for necessário.
9. Adoção da técnica 80/20
Simplesmente encher a sua página com anúncios de produtos ou serviços não fará com que as pessoas tenham predisposição em se engajar com a sua marca, pois elas verão a sua empresa apenas como alguém que quer vender produtos, sem oferecer nada em troca.
Por esse motivo, recomenda-se o uso de uma técnica conhecida como 80/20. Nessa metodologia, 80% do conteúdo publicado em suas mídias deve ter caráter informativo, e apenas 20% deve ter caráter publicitário ou promocional. Em outras palavras, se você faz 10 posts por semana na sua página, 8 devem ser de conteúdos variados e de interesse do seu público e apenas 2 devem mostrar os produtos.
10. Atenção às gafes nas redes sociais
Existem algumas regras fundamentais para conseguir ter uma boa estratégia para o uso das redes sociais. Confira duas muito importantes.
Não misturar perfil pessoal e perfil empresarial
Principalmente nas pequenas empresas, é muito comum misturar os perfis pessoais e empresariais nas redes sociais. É preciso ter cuidado com isso, uma vez que pode tirar a posição de autoridade e seriedade do seu negócio.
Por mais que você tenha uma grande quantidade de contatos na sua página pessoal, a melhor opção é criar uma conta separada para a empresa. Convide esses contatos para curtirem e seguirem sua página, mas, em hipótese alguma, misture as duas realidades.
Não deletar comentários negativos
É muito comum encontrarmos empresas que têm o hábito de deletar comentários negativos de suas páginas. Essa é uma das piores práticas, pois pode gerar uma repercussão muito pior. O correto é ter uma boa gestão de crise, respondendo todos os comentários negativos, sempre se mostrando prestativo, e procurando resolver a situação da melhor maneira possível!
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Aurismar Lopes Queiroz
Posted at 13:44h, 19 janeiroGostei muito, obrigado por essas informações, vão me ajudar bastante no meu objetivo.