Entenda a importância de digitalizar um negócio para se destacar em meio à crise

Para manter um negócio rentável em tempos de crise, é preciso reinventar e adaptar as formas de operar.

É necessário acompanhar as tendências de mercado e o comportamento dos consumidores e explorar maneiras para se destacar dos concorrentes.

Afinal, crises financeiras, políticas e sanitárias como a pandemia do coronavírus podem  mudar os hábitos de uma hora para outra e, como consequência, a forma de comercialização.

Não acompanhar as mudanças é um fator decisivo para a sobrevivência e sucesso do seu negócio.

Logo, a tecnologia se tornou uma grande aliada, pois com ela é possível se reinventar e adaptar o seu negócio de forma mais acelerada.

Estamos em tempos em que a internet se tornou uma extensão de nós mesmos. Nós a utilizamos em quase todos os momentos do dia, seja para pedir uma comida, comprar uma roupa, fazer transferências financeiras, trabalhar e etc.

Independente da situação externa, podemos nos manter conectados e fazer negócios, sem sair de casa. Por isso, para que seu negócio sobreviva em um mercado tão competitivo em tempos de crise, é importante que ele esteja presente nos meios digitais.

Mas como fazer isso? 

Do espaço físico para o digital

Graças ao avanço da tecnologia, é possível ver e conversar com uma pessoa do outro lado do mundo, em tempo real. Além disso, podemos comprar produtos de várias partes do mundo sem nunca ter saído de casa.

O universo digital aumenta os horizontes e permite um alcance incrível para os negócios. Mas como digitalizar o meu negócio? 

Marketing Digital

O processo de digitalização não é tão simples, mas não é impossível. Uma grande aliada para entender e se destacar nesse universo é a utilização de estratégias de Marketing Digital

Basicamente, o Marketing Digital utilizadas técnicas para atrair e fidelizar clientes. Entre as principais estratégias estão: Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, definição de persona, SEO e o uso de redes sociais.

Para te ajudar a entender esse processo, separamos algumas dicas práticas para aplicar e se destacar na internet.

Entenda quem é seu público-alvo

Antes de qualquer coisa, é preciso entender quem é o seu público-alvo. Saber com quem irá conversar é essencial para que sua estratégia seja eficaz.

Para isso, é fundamental a criação de uma persona. A persona é uma espécie de desenho do seu cliente ideal. 

Para criá-lo, basta fazer um levantamento do que seus clientes possuem em comum e, com base nisso, definir:

  • Nome;
  • Idade;
  • Escolaridade;
  • Hobby;
  • Hábitos;
  • Comportamento de compra.

Uma boa dica para facilitar a compreensão da persona e criação dos conteúdos é adicionar uma imagem para a sua persona.

Crie conteúdos relevantes

O conteúdo é o motor que faz o Marketing Digital funcionar. Cada vez mais, as pessoas têm ficado antenadas na internet e, com isso, ela se tornou um fonte de pesquisa e solução para muitos de nós.

Quando temos algum problema ou dúvida, “corremos” para a internet para ver se existe algum especialista ou artigo que fale sobre isso.

O conteúdo é a ponte que irá conectar o seu negócio com o cliente. Por isso, é muito importante se atentar à persona e elaborar conteúdos que converse com ela e que interaja.

No momento de criar o conteúdo, tente lembrar quais são as perguntas que seus clientes costumam fazer, ou qual é a “dor” que eles possuem e que tenham no seu negócio a solução.

Quando for elaborar os conteúdos, não foque apenas em apresentar os seus produtos ou falar o quanto o seu negócio é bom. 

Crie conteúdos mais neutros, mas que apresentem seu negócio como solução, de forma sutil.

Invista em um site

O primeiro passo quando vamos iniciar um negócio é escolher um lugar e na internet não é muito diferente. É preciso arrumar um espaço para você falar sobre os seus produtos ou serviços.

Investir em um domínio na web é essencial para que você consiga atrair seus clientes em potencial. Nele, você deve inserir todas as informações relevantes sobre produtos e serviços.

Porém, apenas ter um site não é o suficiente. É preciso fazer com que ele se destaque dos demais e, para isso, existem algumas técnicas de SEO (Search Engine Optimizations) que podem ser aplicadas. Uma delas é o uso de palavras-chave. 

Basicamente, as palavras-chave ajudam seu site a ser encontrado nas pesquisas sobre determinado tema. Quando uma pessoa fizer uma pesquisa na internet com essas palavras, seu site irá aparecer entre os primeiros resultados no Google.

Por exemplo, o site pertence a um clínica odontológica e no conteúdo sobre plano de saúde dentário, foi inserida a palavra-chave: plano empresarial odontológico.

Assim, quando uma pessoa pesquisar no Google com esta palavra, serão direcionados todos os domínios que possuem conteúdos com essa palavra. O mesmo acontece com outros tipos de negócios.

O uso das palavras-chave faz com seu negócio fique visível para potenciais clientes!

Redes Sociais

As redes sociais são excelentes ferramentas para se aproximar dos clientes. Além de servir como uma espécie de vitrine para o seu negócio.

Nela, é possível comercializar ou apenas usá-la para divulgação. Mas lembre-se que não é interessante apenas publicar textos com preços e benefícios sobre o seu negócio. 

Pois, quando estamos em uma rede social, na maioria das vezes, não estamos lá em busca de produtos ou de solucionar algum problema.

Seja criativo, você pode alternar seus conteúdos com cases, histórias, vídeos, curiosidades e conteúdos educativos.

Deixe esse espaço bonito. Se for preciso, invista em profissionais de design ou fotografia para dar um “up” em suas redes.

O objetivo de digitalizar o negócio é fazer com que o potencial cliente sinta-se atraído pelo seu produto/serviço apenas pelo que lê e vê.

Tráfego Pago

O tráfego pago consiste em uma ferramenta de aquisição de visitantes por meio de anúncios publicitários em plataformas da web como o Google, Facebook ou Instagram. 

Ele é um grande facilitador para se alcançar um número maior de visitantes no domínio em questão e, assim, o negócio se torna mais conhecido e possivelmente gera novos clientes. 

Alguns exemplos de tráfego pago são: 

  • Google Ads;
  • Facebook Ads; 
  • Instagram Ads; 
  • Youtube Ads; 

Deve-se ter em mente que investir no tráfego pago é de suma importância para o crescimento e desenvolvimento de um negócio. Se você investir em sites, blogs, lojas virtuais e não tiver um tráfego bom, todo esse esforço não será de grande ajuda pois ninguém estará vendo as ações da sua empresa. 

Produtos/serviços

Não são todos os negócios que possuem a possibilidade de enviar seu produto por uma transportadora. Por isso, um grande desafio no processo de digitalização é de como tornar o seu produto viável para venda on-line.

Isso acontece principalmente com mercados, restaurantes, consultórios, entre outros. Por isso, em períodos de crise, é preciso repensar o seu produto e pensar em maneiras de como torná-lo viável.

Separamos alguns formatos para digitalizar e tornar seu produto viável para venda on-line.

Infoprodutos  

Com certeza você já viu, de alguma forma, a distribuição (gratuita ou não) de materiais educativos e explicativos na internet, não é mesmo

Esses materiais de informação que são criados e distribuídos de forma paga ou gratuita no formato digital são chamados de Infoprodutos.

Disponibilizar e comercializar conteúdos com outras pessoas é uma das grandes oportunidades que o mercado digital oferece nos dias de hoje. 

Existem diversas possibilidades de aplicação dos Infoprodutos, tais como e-books, materiais de estudo para concursos, cursos on-line, entre outros. 

Uma das principais vantagens de criar e comercializar produtos digitais é que a lucratividade se torna cada vez maior, uma vez que as oportunidades de venda são disseminadas de forma rápida e precisa, atraindo cada vez mais um número de potenciais compradores. 

Tendo em mente o nicho de mercado a ser trabalhado e o formato de disseminação de conteúdo, resta saber a qual audiência você pretende ofertar o serviço e produto em questão. 

Teleconsulta  

A crise econômica mundial pela qual estamos passando, tendo em vista a pandemia do coronavírus e o isolamento social, fez com que muitos lugares de atendimento e consultas em geral cogitassem a ideia de fechar as portas. 

Tentando driblar essa situação, muitos se adaptaram à possibilidade de realizar consultas on-line. 

Mesmo não tendo o mesmo peso de uma consulta pessoal, onde é possível examinar o paciente e realizar avaliações complexas, as teleconsultas se apresentam como agentes facilitadores para a transcrição de receitas e encaminhamentos para exames. 

E-commerce 

O comércio eletrônico é uma ótima opção para aqueles que buscam por diminuição de custos. Com as vendas realizadas pela internet em um ambiente virtual, é possível ter bem menos gastos do que em uma loja física. 

Quando se fala em empreendedorismo digital, deve-se ter em mente que muitos clientes têm optado cada vez mais pelo comércio eletrônico. Isso se deve ao fato de que muitas pessoas não têm tempo de ir à uma loja física pela correria do dia a dia. 

Comprar em um ambiente virtual atribui grande praticidade aos usuários, que conseguem fazer as compras na comodidade de casa, tornando-se assim um processo muito mais prático e facilitador. 

Investir no e-commerce aumenta a probabilidade de atrair os usuários e clientes que se familiarizam com este tipo de comercialização eletrônica. 

Delivery

O delivery é uma estratégia de crescimento dos restaurantes, mercados, padarias e lanchonetes que acabou sendo um dos maiores aliados dos mesmos durante a crise. 

Assim como no e-commerce, é cada vez mais comum que as pessoas se tornem reféns do tempo, trabalho, estudos e da correria do dia a dia. Devido a esses fatores, muitos clientes passaram a utilizar o delivery como uma forma alternativa de realizar as refeições diárias, gerando assim uma ótima oportunidade de faturamento para as empresas alimentícias. 

É uma ótima opção para expandir o seu negócio e atingir o público certo, aumentando as chances de obter resultados positivos e, consequentemente, aumentar o faturamento. 

Vários lugares que optam pela utilização da estratégia de delivery não possuem espaço físico para o recebimento de clientes. Isso porque a estratégia faz com que o investimento em infraestrutura e mão de obra de atendimento não se torne necessária, expandindo o faturamento cada vez mais. 

Lembre-se, para suprir o aumento das demandas e se destacar em meio aos concorrentes, é de suma importância contar com um atendimento de qualidade que atenda todas as suas necessidades. 

Alavanque seu negócio em tempos de crise! 

Neste conteúdo, você conferiu passos práticos para digitalizar um negócio e ter um retorno positivo em tempos de crise, além da notória importância do Marketing de Conteúdo na construção desse processo.

Sites, redes sociais, investimentos em tráfego e a criação de conteúdos de qualidade, quando colocados lado a lado, podem ser aliados de extrema importância no desenvolvimento e crescimento de um negócio. 

Com a tecnologia como aliada, é possível trabalhar de qualquer lugar e atrair clientes do mundo inteiro. Aplique as dicas acima e invista em Marketing Digital para se destacar ainda mais da concorrência.

É preciso ter sempre em mente que, conforme o mundo se adapta, os empreendedores e empresas devem se adaptar junto, sempre buscando novas maneiras de se sobressair! 

 

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora da Ideal Odonto.

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