Dia Internacional da Mulher: veja 5 jornalistas que são referências

O mês de março é marcado pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08. Depois de tantos anos dessa data, seu significado se tornou ainda mais político do que antes. Dessa forma, um dos objetivos é colocar em pauta, principalmente nos meios de comunicação, as mulheres como protagonistas de sua própria história.

Apesar dos avanços, o Brasil está entre os países mais mal avaliados da América Latina no que diz respeito aos direitos políticos das mulheres e à paridade política entre homens e mulheres, de acordo com as Nações Unidas.

Assim, são necessárias que mais mulheres e mais empresas da imprensa discutem este assunto tão importante. Para isso, destacamos 5 jornalistas que são referência na área e conquistaram, com todos os problemas que se tem sendo do sexo feminino, ocupar lugares de relevância na mídia brasileira.

Eliane Brum

Eliane Brum é jornalista, escritora e documentarista. Publicou oito livros no Brasil – sete de não ficção e um romance -, além de participar de coletâneas de crônicas, contos e ensaios. Está na profissão há quase 35 anos e cobre a Amazônia há quase 25. Atualmente, se tornou uma das fundadoras da plataforma de jornalismo SUMAÚMA, lançada em setembro de 2022, para contar histórias que moram na Amazônia e outras florestas.

Maju Coutinho

Maria Júlia Coutinho é uma jornalista da TV Globo, também conhecida como Maju Coutinho. Hoje em dia, ela comanda o Fantástico, um dos mais prestigiados programa jornalístico do país, junto com a Sandra Annenberg. Exerceu a função em diversos telejornais como “Bom Dia São Paulo”, “Globo Rural”, “Hora Um”, “Bom Dia Brasil” e “Jornal Hoje”. Já foi eleita a Melhor Âncora do Melhores do Ano.

Miriam Leitão

Jornalista há quase 50 anos, Miriam Leitão é um dos grandes nomes quando se trata de jornalismo econômico. Atualmente, apresenta o GloboNews Miriam Leitão, faz comentários no Bom Dia Brasil e é colunista na Panorama Econômico do jornal O Globo desde 1991. Além disso, é autora do livro Saga Brasileira, ganhador do Jabuti de Livro do Ano (2012), entre outros.

Renata Silveira

A jornalista Renata Silveira foi a primeira mulher a narrar uma Copa do Mundo em rede aberta no Brasil. No Grupo Globo desde 2020, ela já participou de programas e comandou transmissões de futebol no SporTV. Sua formação é em Educação Física, mas fez pós-graduação em Jornalismo Esportivo.

Renata Lo Prete

Renata Lo Prete é uma jornalista e apresentadora brasileira. Desde 2017 é âncora do Jornal da Globo. Apresentou também o podcast O Assunto, do G1, um dos podcasts mais ouvidos do Brasil. Além disso, também foi responsável pela entrevista feita pelo então deputado Roberto Jefferson, que desencadeou o Escândalo do Mensalão e lhe rendeu o Prêmio Esso. Nas eleições de 2022, teve papel fundamental nas análises do Jornal Nacional da Rede Globo, junto com William Bonner.

Bônus: Glória Maria

Na Globo desde 1970, a carioca foi a 1ª repórter a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional. De 1998 a 2007, ela apresentou o Fantástico e, desde 2010, integrava a equipe do Globo Repórter. A jornalista também viajou por mais de 100 países e mostrou um mundo novo ao telespectador.

A jornalista está na sessão bônus, pois faleceu esse ano, em 2023. Deixou um legado de profissionalismo e carisma, além de ter se tornado reconhecida como inspiração para mais de uma geração de mulheres negras.

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.