Diálogos do Prêmio - José Costa




ENCONTRO VIII





Belo Horizonte, 20 de dezembro de 2016



Felicidade e sustentabilidade

Diálogos do Prêmio - José Costa

A felicidade e a sustentabilidade ganham cada vez mais importância como pilares para promoção do crescimento econômico. Essa abordagem contemporânea foi o tema central da oitava edição do projeto Diálogos do Prêmio José Costa, realizada no dia 13 de dezembro.

A garantia de trabalho decente para todos e um emprego pleno e produtivo são premissas de um dos Objetivos de Desenvolvimento da ONU. Mais do que isso, são assuntos que impactam diretamente a rotina, as relações interpessoais e a qualidade de vida e, por isso, estão diretamente ligados à felicidade do indivíduo. Os convidados foram Edina Bom Sucesso, consultora e diretora da ERGON - Desenvolvimento de Pessoas e Organizações; Benedito Nunes, fundador e diretor executivo do Instituto Movimento pela Felicidade; Sidemberg Rodrigues, gerente-geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Arcelor Mittal Brasil; e Sérgio Cavalieri, presidente da Uniapac América Latina.


Diálogos do Prêmio - José Costa "Estamos na economia da reputação, então não adianta nada a empresa falar o que faz na mídia se na prática ela não for autêntica em buscar o bem-estar e a felicidade dos funcionários. O setor financeiro das empresas está, cada vez mais, dependendo da felicidade. Isso porque funcionário infeliz se envolve mais em acidente de trabalho e produz menos."
SIDEMBERG RODRIGUES

Gerente-geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Arcelor Mittal Brasil

"A cultura do capitalismo está 'contaminada' com visões distorcidas de sucesso, lucro, poder e dinheiro. Esta ideia só empurra as pessoas para o individualismo e para um 'salve-se quem puder', que gera cada vez mais infelicidade. Na Uniapac realizamos um trabalho na contramão dessa lógica, formando empresários mais conscientes, que priorizem a pessoa no lugar do lucro. O foco nos valores humanos e na dignidade humana está diretamente ligado à felicidade."
SÉRGIO CAVALIERI

Presidente da Uniapac América Latina
Diálogos do Prêmio - José Costa

Diálogos do Prêmio - José Costa "É muito fácil entristecer alguém com palavras que, se ditas de outra forma, trariam outras consequências. O que falamos ao outro faz toda a diferença na vida dele, principalmente porque os momentos negativos ficam registrados por mais tempo no cérebro humano."
EDINA BOM SUCESSO

Consultora e diretora da ERGON – Desenvolvimento de Pessoas e Organizações

"Estamos em um momento de ausência de rumos. Priorizamos relações artificiais, ultravelozes, substituindo amar por ficar e isso, muito mais que modismo, nos transforma enquanto seres humanos. A gente precisa reaprender a amar, mas não apenas o amor do pai pelo filho ou dos amigos, mas o amor pela humanidade."
BENEDITO NUNES

Fundador e diretor executivo do Instituto Movimento pela Felicidade
Diálogos do Prêmio - José Costa


Clique aqui e confira a cobertura completa.

 

Diálogos do Prêmio - José Costa