Entenda como produzir conteúdo relevante para seu blog corporativo

O conteúdo em marketing digital, o que inclui o blog corporativo, é de extrema importância. Isso porque é por meio dele que a empresa consegue transformar visitantes em leads, aumentar o engajamento, mostrar todo o seu know-how, e claro, aumentar as vendas.

Entretanto, é preciso entender que não adianta sair produzindo milhares de conteúdos, se eles não entregarem o que o cliente precisa, ou se não estiver seguindo alguns critérios básicos para o marketing digital.

Pensando nisso, resolvemos ajudá-lo na produção de material relevante para o seu blog corporativo, listando 4 dicas para ter o conteúdo perfeito. Acompanhe!

Conheça o seu cliente

A primeira etapa, antes mesmo de começar a planejar sua campanha, é conhecer sua persona. Ela nada mais é que um personagem semifictício que representa o seu cliente ideal.

Este ponto crucial pode definir o sucesso ou fracasso do seu blog corporativo, principalmente, pois é nesse momento que são definidos itens como linguagem, temas abordados e até as ofertas.

Veja alguns itens essenciais para definição da persona:

  • Idade;
  • Profissão;
  • Como consome informações;
  • Hobbies;
  • Quais seus objetivos;
  • Quais seus problemas;
  • Como a sua empresa pode ajudá-lo.

Defina a jornada de compra

A segunda dica é detalhar a jornada de compra do seu lead. Uma vez atraído o visitante, ele passa a consumir conteúdos de acordo com seus interesses. O caminho que ele percorrerá é você quem define através do seu planejamento.

Por exemplo, um lead que está em busca de informações sobre marketing, não deverá receber materiais que falem de vendas, da mesma maneira que em hipótese alguma podem receber conteúdos repetidos.

Nesse ponto, a segmentação dos seus leads se faz necessária. Mas atenção, não se esqueça de que o caminho que o lead percorre deve levá-lo, em algum momento, para a venda. Ou seja, tenha o cuidado de oferecer ao possível cliente sempre mais e nunca menos.

Escolha a palavra-chave ideal

A escolha das palavras-chaves pode parecer assunto batido caso a sua empresa já atue com SEO. Entretanto, dentro do marketing digital, ela é trabalhada de uma forma um pouco diferente.

Existem inúmeras ferramentas, como o SEMrush ou o Google Keyword Planner que possibilitam a verificação de quais as palavras-chaves mais procuradas para determinado tema. Elas atuam como uma direção para a definição das pautas. Além disso, não adianta tentar fugir dessa regra: um conteúdo relevante sempre tem uma boa palavra-chave.

Aposte na estrutura do conteúdo

Uma boa estruturação do conteúdo permite maior fluidez e compreensão por parte dos seus leads sobre o assunto tratado. Exatamente por isso, recomenda-se seguir alguns passos. Confira!

  • Seja claro: não tente enrolar o leitor. Na internet, é preciso prender a atenção já nas primeiras linhas.
  • Utilize boas imagens: use imagens coerentes com o conteúdo e com boa definição.
  • Evite parágrafos muito longos: parágrafos muito longos são cansativos e dificultam a compreensão.
  • Cumpra o prometido: o título promete algo, então entregue este algo.
  • Invista em listas: comprovadamente, listas facilitam a compreensão de uma ideia e também se apresentam como um modelo de leitura atraente.
  • Não se esqueça do SEO: utilize as palavras-chaves nos lugares certos, utilize títulos de até 62 caracteres, faça link building.

Em resumo, seu conteúdo deve atender às expectativas de seus leads. Além disso, é de extrema importância que este material seja único e exclusivo, assim, ele passa maior confiança e conhecimento para o seu cliente.

Caso você queira saber mais sobre como alavancar os resultados do seu blog corporativo, siga a Interface Comunicação nas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube)!

Relacionado

Sem Comentários

Escreva um Comentário