É possível identificar se uma empresa trabalha ou não a gestão de marca?

É possível identificar se uma empresa trabalha ou não a gestão de marca?

O mercado altamente competitivo tem feito com que as empresas percebam diversas necessidades, entre as quais se destaca a gestão de marca. Nesse sentido, convém contar com uma parceria estratégica, uma agência que seja especializada nesse tipo de trabalho e que garanta a consolidação de seus clientes perante o seu público.

Neste post, vamos falar um pouco sobre a importância da gestão da marca de uma empresa e quais são os sinais que demonstram que uma organização desempenha esse trabalho. Confira!

A importância da gestão de marca nas empresas

Embora sejam fisicamente intangíveis, as marcas são parte relevante de uma empresa. Isso porque uma marca bem vista pelo público e que passe a ideia de qualidade, por exemplo, vende mais, pois as pessoas têm credibilidade naquilo que estão comprando — elas acreditam em uma imagem.

O trabalho de gestão de marcas, também conhecido como branding, reúne todas as atividades desenvolvidas pelas equipes da empresa para que uma marca seja mais conhecida, desejada e bem posicionada na mente das pessoas.

É preciso, portanto, desmistificar a ideia de que marca é apenas o logotipo ou a parte gráfica de uma empresa, pois ela representa muito mais do que isso. Ela é o que torna um produto ou serviço mais especial.

A Coca-Cola, por exemplo, ao adotar ações como os famosos caminhões com luzes que circulam pelas cidades no período natalino não está divulgando os seus refrigerantes, mas sim desenvolvendo uma atividade para que a marca crie um sentimento positivo nas pessoas.

Sinais que denotam que uma empresa investe em branding

Quando uma empresa está investindo em gestão de marca ou branding, alguns sinais começam a aparecer em curto e médio prazo. Esses indicadores podem ser observados por estudiosos do marketing e áreas correlatas que se interessam pelo assunto.

Porém, é importante ressaltar que esses sinais só aparecem quando há um trabalho sério e árduo na gestão das marcas que é desenvolvido por uma equipe parceira com expertise nessa área.

Veja, a seguir, alguns dos principais indicadores comuns que é possível perceber nas empresas que fazem uma boa gestão de marca.

Aumento do posicionamento digital

As pessoas têm o hábito de seguir nas redes sociais as marcas que mais admiram. Desse modo, quando um trabalho de branding é bem desenvolvido, é natural que a empresa tenha mais curtidores ou seguidores nas redes sociais. Além disso, é fácil perceber que os usuários terão mais engajamento, ou seja, vão interagir mais com as páginas nas mídias digitais.

Mais reconhecimento das pessoas

O reconhecimento da marca nas ruas e na internet também será um resultado colhido da execução desse trabalho. Isso pode ser constatado com uma pesquisa feita com voluntários, por exemplo.

Melhorias nas avaliações do público

Como as pessoas terão uma visão mais ampla da marca, é comum que elas também avaliem melhor os produtos ou serviços prestados. Por isso, as melhorias nas avaliações em espaços destinados para isso nas redes sociais ou em pesquisas de satisfação e desempenho também é algo que será apresentado.

Viu como é possível identificar se uma empresa trabalha ou não a gestão de marca? Basta ficar atento aos sinais que descrevemos e colocá-los em prática na sua empresa.

E aí, gostou do conteúdo do post? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Então assine a nossa newsletter para receber conteúdo diretamente no seu e-mail.

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.